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PROGRAMA ESPECIAL:

COMPLIANCE, INTEGRIDADE E LEI ANTICORRUPÇÃO.

10 e 11 . AGOSTO . 2020
Brasília, DF
Carga Horária:
16 horas
Palestrantes:
RAFAEL JARDIM
Destaques deste curso
  • Poder ou dever?
  • Qual a responsabilidade do gestor público ao não adotar as melhores práticas de prevenção contra a corrupção?
  • Módulo prático com simulação de gestão de riscos de compliance na área de licitações e contratos de um órgão público
Sobre o Curso
Em “tempos de combate à corrupção”, cresce a pressão da sociedade para que os órgãos da administração pública ofereçam respostas para aumentar a transparência pública e para robustecer a sua governança interna contra atos ímprobos de seus funcionários.

Em resposta, em um ambiente de escassez de recursos – muito em vista da Emenda Constitucional do Teto de Gastos –, a administração tem sido tentada a ampliar os seus controles e burocracias, a potencialmente aumentar a ineficiência das entregas e da prestação de serviços à sociedade.

Fato é que a solução para tal armadilha perpassa – sempre – pela profissionalização da gestão. Combater a corrupção é papel de toda a organização, em todos os seus níveis. Os praticantes dos mais diversos atos administrativos hão de ter o conhecimento e o ferramental necessário para, sem engessar a administração, produzir resultados sem desguarnecer os controles preventivos contra as fraudes; SOB PENA DE RESPONSABILIDADE, em eventual falta de diligência!

Nesse contexto vieram à tona do dia-a-dia administrativo algumas peças-chave no controle e prevenção contra a corrupção: A Lei 12.846/2013, O Decreto 9.203/2017 e a Portaria-CGU 1.089/2018 – os chamados “Lei Anticorrupção”, “Decreto da Governança” e “Portaria da Integridade”. Afora conceitos cada vez mais presentes como o COMPLIANCE, a GESTÃO DA ÉTICA, o DUE DILIGENCE e a GESTÃO DE RISCOS, dentre tantos outros.

A questão se torna ainda mais desafiadora em tempos de crise, como a enfrentada em virtude da pandemia do COVID-19.

O presente oferece respostas a essas questões. Trata-se de uma contextualização entre as melhores práticas administrativas e o que se exige dos gestores em conhecê-las e aplicá-las, inclusive sob a lógica da teoria de responsabilização. Pretende-se apresentar um conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção, em apoio à boa governança corporativa.

É uma oportunidade para aprender e construir os principais conceitos e procedimentos necessários para a construção de programas de compliance e integridade, bem como as principais ferramentas administrativas no combate à corrupção. Tanto a liderança organizacional pode se beneficiar da oficina, como os demais servidores – em todos os níveis – interessados em adotar as melhores práticas para diminuir a chance de ERROS E DESVIOS no seu setor, diminuindo as chances de responsabilidade pessoal.
Objetivos
  • Apresentar e desenvolver, de forma interativa, os principais conceitos e práticas para a construção e implementação de programas de compliance, integridade e prevenção contra a corrupção no ambiente organizacional.
  • Apresentar os fundamentos da responsabilização na administração pública, contextualizando o assunto com os deveres de aplicar as boas práticas de governança, compliance e integridade.
  • Apresentar a Lei Anticorrupção como uma ferramenta para o fortalecimento da integridade organizacional.
  • Desenvolver as melhores práticas para diminuir a chance de erros e desvios em qualquer nível da organização, a impactar nos resultados organizacionais.
  • Desmistificar os princípios de governança corporativa, liderança e de integridade pública e gestão da ética, contextualizando tais práticas administrativas com o dia-a-dia de trabalho.
  • Aplicar, no cotidiano, os conceitos internacionalmente reconhecidos no combate à fraude e à corrupção.
A quem este curso se destina?
  • Lideranças administrativas e servidores públicos interessados em conhecer o passo a passo para a implementação de programas de compliance e integridade, inclusive quanto ao disposto na Portaria–CGU 1.089/2018.
  • Servidores públicos interessados em aprimorar a integridade da sua organização ou do seu setor.
  • Fiscais de contrato, para a promoção de melhorias dos processos de gestão contratual.
  • Membros de comissão de licitação e pregoeiros, para robustecimento e melhor gestão de risco dos processos licitatórios.
  • Consultores jurídicos, advogados e estudantes, interessados em conhecer nuanças da Lei 12.846/2013, do novo Decreto 9.203/2017 e da Portaria-CGU 1.089/2018.
  • Orçamentistas e tomadores de preços, para diminuição dos riscos dos processos de orçamento para compras, prestação de serviços e obras públicas.
  • Estudiosos no tema “Combate à Corrupção” e Compliance.
Por que participar do curso?
  • Encontro de profissionais do Brasil inteiro para o debate acerca dos aspectos mais relevantes sobre compliance, integridade e governança;
  • Discussão dos temas com renomado palestrante;
  • Possibilidade de troca de informações e experiências com profissionais da área;
  • Compromisso científico da comissão organizadora nas necessidades específicas do cliente;
  • Materiais didáticos que levam a marca JML, empresa especializada na área;
  • Profissionalismo, pontualidade, compromisso pedagógico e corpo docente diferenciado.
DATA: 10 e 11 // agosto // 2020
CARGA HORÁRIA: 16 horas
Credenciamento e entrega do material:
8h às 8h30min;
Palestra:
das 8h30min às 12h30min e das 14h às 18h;
Coffee-break:
às 10h e às 16h;
Almoço:
às 12h30min.
Pales
trante
RAFAEL JARDIM
Auditor Federal de Controle Externo, é o atual Secretário de Fiscalização da Fazenda Nacional do TCU e Ex-Secretário de Combate a Corrupção daquela Corte. Coautor dos livros "Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU" - 4ª Edição, "O RDC e a Contratação Integrada na prática" , "Lei Anticorrupção e Temas de Compliance" e "O Controle da Administração Pública na Era Digital". No TCU desde 2005, foi também titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura, unidade responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato. Foi ainda Diretor da área técnica responsável pela fiscalização de rodovias. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e também de Fiscalização de Obras de Energia. Coordenou as fiscalizações do TCU atinentes à Copa do Mundo de 2014. Na área de combate à corrupção e integridade, palestrou em eventos internacionais da ONU, OCDE, além de treinamentos para auditores das Controladorias Gerais de diversos países na América Latina. Palestrante e conferencista em temas afetos à engenharia de custos para o setor público, ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), Compliance, Integridade e a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia. Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília, trabalhou por mais de dez anos na coordenação de projetos e execução de obras na iniciativa privada.
Progra
mação
I - CONTEXTUALIZAÇÃO
  • Relação entre o compliance/integridade e a teoria da Governança.
  • Noções gerais de governança privada
    • Lei 6.404/66 (Lei das S.A.) e a relação com a governança
  • Noções gerais de governança pública
  • Governança pública no decreto 9203/2016
  • Princípios fundamentais da governança pública
  • Diretrizes de governança para as organizações.
II – CORRUPÇÃO E INTEGRIDADE – VISÃO GERAL
  • Definição de corrupção (ONU, OCDE e Transparência internacional)
  • Relação entre corrupção e governança
  • Definição de integridade
  • Integridade no Decreto 9203/2016
  • Portaria-CGU nº 1.089/2018
  • Fundamentos de um programa de integridade
  • Relação entre corrupção, integridade e compliance
  • Diferença entre integridade e compliance
  • Norma ABNT ISO 37001
III – FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO COMBATE À CORRUPÇÃO E DA INTEGRIDADE
  • Pilares de um programa de integridade
  • Referencial de combate à Corrupção do TCU
  • Teoria de Cressey
  • Controles preventivos x controles repressivos
  • Soft controls x hard controls
  • O papel prático da conscientização
  • A questão das oportunidades corporativas e a relação com a governança.
IV – FUNDAMENTOS DO COMPLIANCE
  • Os nove pilares do compliance
  • O que é um programa de compliance
  • Compliance e governança corporativa
  • Sequência geral para a implementação de um programa de compliance
  • Normativos aplicáveis ao Compliance.
V – TEORIA DA RESPONSABILIDADE E SUA RELAÇÃO COM O COMPLIANCE
  • Noções de responsabilidade
  • Teoria tridimensional do direito
  • Conceito de ilicitude
  • Dolo e Culpa
  • Negligência, imperícia e imprudência
  • Nexo Causal
  • Excludentes de ilicitude, de culpabilidade e de punibilidade
  • Boa fé objetiva e a respectiva relação com o compliance
  • Culpa in elegendo e culpa in vigilando.
VI – RESPONSABILIDADE CORPORATIVA E COMPLIANCE – QUANDO UM ADMINISTRADOR PODE SER RESPONSABILIZADO?
  • Apresentação do Business Judgement Rule
  • Responsabilidade dos administradores, segundo a Lei das S.A.
  • Paralelismo entre a Lei das S.A. e a responsabilidade dos administradores públicos
  • Deveres dos administradores segundo a Lei das S.A.
  • O dever de diligência dos administradores
  • Conflito de interesses e abuso de poder
  • O papel do compliance e o seu impacto na responsabilidade dos administradores.
VII – APRESENTAÇÃO DAS DIMENSÕES DE UM PROGRAMA DE COMPLIANCE
  • ABNT-ISO 19600
  • Programa de Compliance no Decreto 8.420/2013
  • Apresentação geral das 9 dimensões de um programa de compliance
  • O tom do topo, o Código de Conduta, a gestão de riscos, os controles internos, treinamento e comunicação, canal de denúncias, investigações internas, due diligence, monitoramento e auditoria.
  • A necessária articulação entre as dimensões
  • Consequências de falhas em cada dimensão
  • Responsabilidades pela implantação de cada dimensão
  • Articulações internas para a implantação das dimensões.
VIII – TRANSPARÊNCIA E ACCOUNTABILITY
  • Relação entre transparência e o compliance
  • Relação entre accountability e a relação com os acionistas/sociedade
  • Distinção entre transparência e accountability
  • Pesquisas do Banco Mundial
  • Transparência ativa e passiva
  • Lei de Acesso à Informação – Deveres do administrador público
  • Principais riscos de compliance relacionados a transparência
  • Responsabilidade dos administradores em caso de falhas de transparência.
IX – O TOM DO TOPO E A CONSTITUIÇÃO DA ÁREA DE COMPLIANCE
  • Práticas internas relacionadas à liderança
  • Constituição da equipe de compliance: número de pessoas necessárias
  • Localização corporativa da equipe de compliance
  • Riscos de conflito de interesses na área de compliance
  • Formação e capacitação da equipe de compliance.
X – O CÓDIGO DE CONDUTA
  • Definição de Código de Conduta
  • Moral x Ética x Ética corporativa
  • Quatro dimensões dos valores corporativos
  • Matriz de valores
  • Balance ScoreCard Method e seu papel na construção de valores corporativos
  • Construção racional de um Código de Condutas.
XI – GESTÃO DE RISCOS
  • Definição de avaliação de riscos
  • Particularidades da avaliação de riscos de compliance
  • COSO I, COSO II e ABNT-ISO 31000
  • Auditorias baseadas em riscos, segundo o TCU
  • Identificação, tratamento, priorização, resposta e monitoramento de riscos.
XII – EXERCÍCIO PRÁTICO DE AVALIAÇÃO DE RISCOS NA ÁREA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS
  • Simulação de gestão de riscos de compliance na área de licitações e contratos de um órgão público.
XIII – CONTROLES INTERNOS
  • Definição de controles internos
  • Controles internos do COSO I e COSO II
  • Controles internos, na prática, e sua relação com governança e alcance de resultados
  • Diferença entre área de controle interno, auditoria interna, área de compliance e área de gestão de riscos.
XIV – CANAL DE DENÚNCIAS
  • O papel da ouvidoria
  • Melhores práticas para a constituição de um setor de ouvidoria
  • Riscos relacionados a ouvidoria
  • Relação entre ouvidoria, auditoria interna, área de compliance, área de gestão de riscos e área de correição
  • Definição de Whistleblowing e respectiva aplicação corporativa
  • Definição de Plea Bargain e respectiva aplicação corporativa.
XV – INVESTIGAÇÕES INTERNAS E APLICAÇÃO DA LEI ANTICORRUPÇÃO
  • O papel da corregedoria
  • Apenações administrativas e legais
  • O poder/dever de punir
  • Relação entre o canal detectivo e o canal punitivo
  • O papel da Lei Anticorrupção em um Programa de Compliance
  • Os atos lesivos contra a administração pública
  • Punições administrativas e judiciais previstas na Lei Anticorrupção
  • O Processo Administrativo de Responsabilização
  • Obrigatoriedade da aplicação da Lei Anticorrupção.
XVI – DUE DILIGENCE
  • Definição de due diligence
  • Melhores práticas de due diligence
  • Proibições formais de contratação de empresas suspensas e inidôneas
  • Potenciais consequências nos processos de licitações e contratos em face da due diligence
  • Aplicações do due diligence em vendas de ativos e parcerias estratégicas.
XVII – TREINAMENTO, COMUNICAÇÃO, MONITORAMENTO E AUDITORIAS
  • O programa de Compliance em movimento
  • Relação da auditoria com a área de compliance
  • Relação do RH com a área de auditoria, gestão de riscos e compliance
  • Nível de treinamento de servidores e de especialistas
  • Periodicidade de treinamentos.
XVIII – A TEORIA DA MUDANÇA
  • O compliance de papel
  • Desafios do processo de mudança e condições para o sucesso de mudança de cultural
  • Teorias de trilhas para a mudança       
  • Situação atual x situação desejada
  • Metodologia de Lewin
  • Metodologia de Kotter.
XIX – O PRIMEIRO PASSO
  • Quick assessment de compliance
  • Como medir o diagnóstico da organização
  • Ferramentas disponíveis
  • Do diagnóstico ao dimensionamento da equipe
  • Gestão de riscos, o que fazer agora?
  • O papel da comunicação
Investi
mento
Plano individual: R$ 4.180,00 (quatro mil, cento e oitenta reais),
valor para não assinante.
Inclusos: material de apoio (canetas, blocos e pasta), apostila específica do curso (Editora JML), Legislação JML de Licitações e Contratos Administrativos (Editora JML), certificado de capacitação e aperfeiçoamento profissional, 04 (quatro) coffee-breaks e 02(dois) almoços.

A cada 4 (quatro) inscrições do mesmo órgão e vinculadas à mesma fonte pagadora, a JML concederá cortesia para uma 5ª (quinta) inscrição.


Orien
tações
ORIENTAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO E PAGAMENTO
A inscrição deverá ser efetuada pelo telefone (41) 3595-9999, ou no portal da JML (portal.jmlgrupo.com.br); e o respectivo pagamento em nome de Mendes & Lopes Pesquisa, Treinamento e Eventos Ltda., CNPJ nº 07.777.721/0001-51 - Banco:
Caixa Econômica Federal: Agência 0997 - Op 003 - C/C 161 - 5
CLIQUE AQUI e tenha acesso às Certidões Negativas na página principal do portal JML.
Local
do
Evento
ALLIA GRAN HOTEL BRASÍLIA SUITES SHN, Quadra 05, Bloco B - Asa Norte - Brasília - DF (61) 3424-2500 Site do hotel Google Maps
CATEGORIA DA TARIFA
TARIFAS
Superior single
R$ 235,00 + 15%
Superior duplo
R$ 265,00 + 15%
Luxo single
R$ 245,00 + 15%
luxo duplo
R$ 275,00 + 15%
Super luxo single
R$ 255,00 + 15%
Super luxo duplo
R$ 285,00 + 15%
CONDIÇÕES DE SERVIÇOS
  • Café da manhã incluso na diária, servido no restaurante;
  • Check-in a partir das 14h e check-out às 12h. Para late check-out, consultar disponibilidade no hotel
  • Estacionamento:
    • Para hóspede / participante do evento: R$ 23,00/diária (com taxa inclusa), mediante disponibilidade (poucas vagas).
    • Há opção de estacionamento aberto ao público nas proximidades do hotel, sem custo.
Hospe
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Opções de Hospedagem
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