FECHAR
INSCRIÇÃO
PDF

CURSO COMPLETO DE CAPACITAÇÃO:

COMO IMPLANTAR PROGRAMAS DE COMPLIANCE E INTEGRIDADE EM ESTATAIS, SISTEMA "S" E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

32 Horas - Capacitação e Atualização Profissional.

Nova proposta pedagógica: Programa Exclusivo JML!

Apre
sen
tação
O clamor social por uma gestão ética, transparente e confiável da “coisa pública” tem pressionado as lideranças em todas as áreas a tomar uma posição efetiva sobre estar em Compliance.

Em um ambiente de escassez de recursos, que em parte advém da Ementa Constitucional do Teto de Gastos, a Administração tem sido forçada a repensar seus modelos tradicionais de gestão para abrir oportunidade as práticas de excelência (com entrega de resultados) que modernizem seus processos internos e tornem eficazes os controles estabelecidos a fim de detectar, responsabilizar e prevenir desvios de conduta elevando o padrão das entregas organizacionais.

O desafio que se agiganta está em reunir e aplicar, de forma bem-sucedida, regras, culturas, padrões, políticas e práticas que tornem a gestão pública um modelo de conformidade, não apenas pela obrigação de cumprir, mas pelo compromisso proativo e voluntário de estar em Compliance.

Liderança; gestão da ética; transparência e accountability; gestão de riscos; controles internos; due diligence; ombudsman; treinamentos e monitoramento: esses e outros elementos devem funcionar de modo prático e coerente, de forma harmônica e integrada; em fina consonância com a estratégia da entidade e de suas finalidades organizacionais.

Nesta proposta trazemos de forma dinâmica e ágil, uma metodologia prática e vivencial, onde é possível entender, da estratégia à operação, quais os elementos de Compliance aplicáveis a cada segmento, natureza e porte organizacionais.

A ementa proposta é robusta, porém objetiva e dirigida a profissionais das áreas de controles, riscos, governança, gestão, jurídico, auditoria e demais áreas convergentes à conformidade, que atuem em organizações Públicas e Serviços Sociais Autônomos e que buscam implantar e gerenciar um espaço de Compliance em sua organização. Entretanto, profissionais de outras áreas podem se beneficiar desta formação, agregando um perfil de liderança voltado para a conformidade em seu segmento.

Mais que formar profissionais hábeis ampliar os níveis de governança e integridade das organizações em que trabalham, busca-se da formar líderes de alto desempenho e verdadeiros agentes de mudança.
Público
Alvo
  • Diretores, Superintendentes, Gestores e Líderes Gestores que tenham a missão e o compromisso de implantar o Compliance em suas organizações, alinhado à legislação pertinente e em cumprimento a padrões estabelecidos pelo segmento.
Obje
tivos
  • Capacitar o(s) participante(s) para a implantação de um programa de Compliance e Integridade em sua organização considerando etapas de elaboração, desenvolvimento e monitoramento, conforme legislação aplicável e comprometimentos assumidos pela(s) organização(ões), tanto no cenário nacional quanto internacional.
Abor
dagens
  • Tomada de decisão alinhada à estratégia organizacional e ao comprometimento de Compliance e Integridade;
  • Pensar criticamente quanto a liderança e delegação em Compliance e Integridade;
  • Implantação de Programas de Compliance e Integridade alinhado ao negócio;
  • Conhecer e decidir sobre as melhores práticas de Compliance, Integridade, Governança, Riscos e Controles Internos.
Rea
liza
ção
O CURSO é realizado pelo GRUPO JML, empresa referência nacional em capacitação e aperfeiçoamento de colaboradores do Sistema “S”, Estatais e da Administração Pública.

Ao longo de 14anos de trajetória, a empresa se destacou pelo alto rigor pedagógico e científico de seus projetos de treinamento e consultoria, sendo que já formou e capacitou mais de 50 mil alunos em Contratação Pública, Governança, Riscos e Compliance.

Em 2018 o GRUPO JML lançou o seu novo Núcleo de Pesquisa e Capacitação, qual seja, JML CORPORATE SCHOOL, que foca a sua atuação no desenvolvimento do COMPLIANCE, dos RISCOS e da GOVERNANÇA pelo olhar na realidade das Entidades Governamentais e do Sistema “S”, trazendo um novo conceito de formação nessa área.
DATA: 10, 11, 12 e 13 // setembro // 2019
CARGA HORÁRIA: 32 horas
Credenciamento e entrega do material:
8h às 8h30min;
Palestra:
das 8h30min às 12h30min e das 14h às 18h;
Coffee-break:
às 10h e às 16h;
Almoço:
às 12h30min.
Pales
trantes
NANI DE CASTRO
Especialista em Diagnóstico, Mapeamento de Processos, GAP Analysis, Planejamento e Estratégia Organizacional, com 20 anos de vivência no mercado público e privado. Especialista em Compliance, Riscos e Controles Internos, com ênfase na Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) e Controle e Financiamento do Terrorismo (CFT), habilitada na elaboração, desenvolvimento, análise, monitoramento e medição de projetos direcionados prevenção dos riscos de imagem e riscos relacionados. Leader Assessor em Sistemas de Gestão - ISO 9001, 14001 e 45001. Especialista em Riscos - ISO 31000. Consultora, Auditora e Instrutora das normas ISO 37001, 19600, 9001, 14001 e 45001. Membro do Comitê ABNT de revisão e tradução das normas ISO, atuações nas normas ISO 37001 e 31000 (publicadas) e membro do Comitê de Governança- CEE 308, norma ISO 37003 - Governança Corporativa (em desenvolvimento). Especialista da CGCRE do INMETRO para avaliações dos organismos de Certificação de Sistemas de Gestão na disciplina de Compliance e Antissuborno. Avaliadora Líder do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) desde 2012. Consultora Credenciada em Gestão de Negócios do SEBRAE Nacional. Consultora, Instrutora, Conteudista e Auditora Líder da Bureau Veritas Certificadora desde 2014. Master Business em Compliance e Controles Internos - TREVISAN; Pós-Graduada em Gestão de Negócios - UCAM; Pós-Graduada em Gestão de RH - UCAM; Graduada em Secretariado Executivo - UNESA.
RAFAEL JARDIM
Auditor Federal de Controle Externo, é o atual Secretário de Fiscalização de Bancos e Fundos de Pensão do TCU e Ex-Secretário de Combate a Corrupção daquela Corte. Coautor dos livros "Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU" - 4ª Edição, "O RDC e a Contratação Integrada na prática" , "Lei Anticorrupção e Temas de Compliance" e "O Controle da Administração Pública na Era Digital". No TCU desde 2005, foi também titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura, unidade responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato. Foi ainda Diretor da área técnica responsável pela fiscalização de rodovias. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e também de Fiscalização de Obras de Energia. Coordenou as fiscalizações do TCU atinentes à Copa do Mundo de 2014. Na área de combate à corrupção e integridade, palestrou em eventos internacionais da ONU, OCDE, além de treinamentos para auditores das Controladorias Gerais de diversos países na América Latina. Palestrante e conferencista em temas afetos à engenharia de custos para o setor público, ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), Compliance, Integridade e a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia. Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília, trabalhou por mais de dez anos na coordenação de projetos e execução de obras na iniciativa privada.
FRANCINE SILVA PACHECO GONÇALVES
Advogada Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui experiência desde 2011 atuando diretamente nas áreas de Compliance, Gestão de Riscos, Investigação de Fraudes e Prevenção à Lavagem de Dinheiro na Ernst Young, HSBC Bank Brasil e Conformity Assessoria. Co-autora da obra Compliance e Gestão de Riscos nas empresas Estatais. Editora Fórum, 2018. Vencedora do Prêmio "Vamos Falar de Ética" promovido pela Junior Achievement Paraná.
Progra
mação
1º DIA: PROFESSORA NANI DE CASTRO
I - COMO TER UM PROGRAMA DE COMPLIANCE COM RECONHECIMENTO GLOBAL (8H)

BASES TEÓRICAS:

  • O Decreto 8.420/15, âmbito federal do programa de integridade
  • O Decreto 9.203/2017, a governança e a integridade
  • Normas ISO 19600 e 37001

ABORDAGEM:
Liderança em Compliance: O Tom que vem do Topo
A integração do Compliance à Gestão
Usando um padrão de referência global:

  • Como as normas ISO podem integrar o Compliance à Gestão?
    • Abordagem sobre ISO 19600 – Compliance
    • Abordagem sobre ISO 37001 – Antissuborno
  • Melhores práticas de mercado
  • Compliance: Faça você mesmo! O que, de fato, traz resultado.
2º DIA (MANHÃ): PROFESSORA FRANCINE SILVA PACHECO GONÇALVES
II - MÓDULO ESPECIAL - GERENCIAMENTO DE RISCOS.
  • Introdução: Metodologias internacionais – ISO 31.000:2018 e COSO ERM 2017
  • Definindo apetite de riscos
  • Identificação de riscos
  • Análise de Riscos
  • Avaliação de Riscos
  • Tratamento de riscos
  • Monitoramento contínuo dos riscos
  • Matriz de risco contratual
  • Oficina de matriz de riscos
2º DIA (TARDE) E 3ª DIA: PROFESSOR RAFAEL JARDIM
III - COMPLIANCE: DA INTEGRIDADE AO COMBATE À CORRUPÇÃO (12H).

BASES TEÓRICAS:

  • Índices de medição da corrupção – Transparência internacional
  • Acórdão TCU 2.699/2018-Plenário – mapeamento da fragilidade contra a corrupção em 270 órgãos federais
  • Conceitos modernos de corrupção e a gestão de alto desempenho
  • Lei 12.846/2013
  • Compliance nas Estatais - Sistema “S” - Administração Pública: Regimes Jurídicos e Boas Práticas das Normativas Federais.

ABORDAGEM:

Parte 1

  • A corrupção e seus ilícitos
  • Fragilidades institucionais
  • O Triângulo da Fraude
  • Trinômio de Combate a Corrupção
  • Linhas de defesa contra a corrupção e seus ilícitos
  • O Compliance como elemento de sustentabilidade organizacional
  • A Governança Corporativa como protetora da Organização

Parte 2

  • Por que precisamos falar de Compliance?
  • Integridade x Compliance: conceitos e diferenças
  • Responsabilização do Gestor Público: Legais e Administrativas
  • Responsabilidade objetiva e seus excludentes x responsabilidade subjetiva
  • Culpa x dolo, negligência, imperícia, imprudência, boa-fé, nexo causal e demais conceitos convergentes
  • “The tone from the top”: o papel da liderança
  • O Compliance na estratégia, missão e valores
  • Por que criar um setor de Compliance?

Parte 3

  • Aplicação da Lei 12.846/2013: poder ou dever?
  • A Lei Anticorrupção como fortalecedora dos pilares de integridade da administração pública: potencializadora da detecção, da responsabilização e da prevenção
  • Responsabilização objetiva na Lei Anticorrupção
  • Atos lesivos contra a administração pública
  • A responsabilização administrativa
  • PAR – Processo Administrativo de Responsabilização
  • A responsabilização judicial
    • Competência para decidir
    • O papel do Ministério Público e das Advocacias Públicas
    • Substituição do Ministério Público na omissão administrativa
    • Sanções judiciais
  • Os Acordos de Leniência
    • O “plea bargain” e o “whistleblowing”
    • O dilema do prisioneiro e a lógica da “delação”
  • O papel do órgão gestor e o papel do órgão de controle interno 
4º DIA: PROFESSOR RAFAEL JARDIM
IV - OFICINA PRÁTICA: CONSTRUÇÃO DE PROGRAMA DE INTEGRIDADE FEDERAL, SEGUNDO A PORTARIA CGU 1.089/2018 (8 H)

BASES TEÓRICAS:

  • PORTARIA CGU 1.089/2018

ABORDAGEM:

Parte 1
  • Programa de Integridade: definição e contexto
    • Implementação de Programas de Integridade
      • 1ª fase: Identificando os responsáveis pela implementação do programa
      • Competências
      • Autonomia
      • Treinamento
    • 2ª fase: Planos de Integridade
      • Objetivos
      • Visão geral do órgão ou unidade
      • Ética organizacional
      • Transparência e accountability
      • Gestão por resultados e a relação com o combate à corrupção
      • Conflito e interesses e nepotismo
      • Denúncias e Ouvidoria
      • Construindo a 1ª e 2ª linhas de defesa
      • Responsabilização: justiça, rapidez, clareza e certeza das consequências
      • Levantamento de riscos de integridade e boas práticas administrativas
      • Compliances x riscos organizacionais x boas práticas
      • Reduzindo burocracias
    • 3ª fase: Execução e treinamento
      • Expansão, continuidade e fomento da integridade para os stakeholders


Parte 2

  • Gestão da mudança – conceitos básicos
    • Desafios do processo de mudança e condições para o sucesso de mudança de cultural
    • Teorias de trilhas para a mudança
    • Situação atual x situação desejada
    • Metodologia de Lewin
    • Metodologia de Kotter
Investi
mento
Plano individual: R$ 4.680,00 (quatro mil seiscentos e oitenta reais),
valor para não assinante.
Inclusos: material de apoio (canetas, blocos e pasta), Fichário Especifico do Programa com todo conteúdo (Editora JML), Legislações/Manuais/Normais internacionais, Certificado de Formação em Compliace e Integirdade, 08 (oito) coffee-breaks e 04 (quatro) almoços.

10% de desconto para assinantes e inscrições até dia 15/06/2019.
A cada 4 (quatro) inscrições do mesmo órgão e vinculadas à mesma fonte pagadora, a JML concederá cortesia para uma 5ª (quinta) inscrição.


-->
Orien
tações
ORIENTAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO E PAGAMENTO
A inscrição deverá ser efetuada pelo telefone (41) 3595-9999, ou no portal da JML (www.jmleventos.com.br); e o respectivo pagamento em nome de Mendes & Lopes Pesquisa, Treinamento e Eventos Ltda., CNPJ nº 07.777.721/0001-51 - Banco:
Caixa Econômica Federal: Agência 0997 - Op 003 - C/C 161 - 5
CLIQUE AQUI e tenha acesso às Certidões Negativas na página principal do portal JML.
Local
do
Evento
HOTEL VICTORIA VILLA Av. Sete de Setembro, 2448 - Centro, Curitiba, PR (41) 3072-7878 reservas@victoriavilla.com.br Site do hotel Google Maps
APARTAMENTO SUPERIOR
TARIFAS
INDIVIDUAL
R$ 180,00 + 10% de taxas.
DUPLO
R$ 220,00 + 10% de taxas.
TRIPLO
R$ 270,00 + 10% de taxas.
CONDIÇÕES DE SERVIÇOS
  • Incluso café da manhã;
  • Informe no ato da reserva que está inscrito neste evento;
  • Tarifa especial concedida para participantes do evento, para reservas realizadas através do e-mail: reservas@victoriavilla.com.br ou telefone: (41) 3072-7878.
  • ESTACIONAMENTO:
    • No local, mediante disponibilidade.
    • Pagamento direto na recepção do hotel.
    • Período do Evento: R$ 25,00 (taxa inclusa).
    • Diária (24 horas): R$ 28,00 (taxa inclusa).
Hospe
dagem
Opções de Hospedagem
Entrar em contato com a Central de Relacionamento JML: 41. 3595.9999.
Grupo JML
Grupo JML - PESSOAS Grupo JML - SERVIÇOS Grupo JML - TECNOLOGIA
Sites JML
Capacitação e Aperfeiçoamento
Soluções JML
Interatividade