INSCRIÇÃO
PDF

CURSO COMPLETO DE CAPACITAÇÃO:

COMO IMPLANTAR PROGRAMAS DE COMPLIANCE E INTEGRIDADE EM ESTATAIS, SISTEMA “S” E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

32 Horas - Capacitação e Atualização Profissional.

Nova proposta pedagógica: Programa Exclusivo JML!

Apre
sen
tação
O clamor social por uma gestão ética, transparente e confiável da “coisa pública” tem pressionado as lideranças em todas as áreas a tomar uma posição efetiva sobre estar em Compliance.

Em um ambiente de escassez de recursos, que em parte advém da Ementa Constitucional do Teto de Gastos, a Administração tem sido forçada a repensar seus modelos tradicionais de gestão para abrir oportunidade as práticas de excelência (com entrega de resultados) que modernizem seus processos internos e tornem eficazes os controles estabelecidos a fim de detectar, responsabilizar e prevenir desvios de conduta elevando o padrão das entregas organizacionais.

O desafio que se agiganta está em reunir e aplicar, de forma bem-sucedida, regras, culturas, padrões, políticas e práticas que tornem a gestão pública um modelo de conformidade, não apenas pela obrigação de cumprir, mas pelo compromisso proativo e voluntário de estar em Compliance.

Liderança; gestão da ética; transparência e accountability; gestão de riscos; controles internos; due diligence; ombudsman; treinamentos e monitoramento: esses e outros elementos devem funcionar de modo prático e coerente, de forma harmônica e integrada; em fina consonância com a estratégia da entidade e de suas finalidades organizacionais.

Nesta proposta trazemos de forma dinâmica e ágil, uma metodologia prática e vivencial, onde é possível entender, da estratégia à operação, quais os elementos de Compliance aplicáveis a cada segmento, natureza e porte organizacionais.

A ementa proposta é robusta, porém objetiva e dirigida a profissionais das áreas de controles, riscos, governança, gestão, jurídico, auditoria e demais áreas convergentes à conformidade, que atuem em organizações Públicas e Serviços Sociais Autônomos e que buscam implantar e gerenciar um espaço de Compliance em sua organização. Entretanto, profissionais de outras áreas podem se beneficiar desta formação, agregando um perfil de liderança voltado para a conformidade em seu segmento.

Mais que formar profissionais hábeis ampliar os níveis de governança e integridade das organizações em que trabalham, busca-se da formar líderes de alto desempenho e verdadeiros agentes de mudança.
Público
Alvo
  • Diretores, Superintendentes, Gestores e Líderes Gestores que tenham a missão e o compromisso de implantar o Compliance em suas organizações, alinhado à legislação pertinente e em cumprimento a padrões estabelecidos pelo segmento.
Obje
tivos
  • Capacitar o(s) participante(s) para a implantação de um programa de Compliance e Integridade em sua organização considerando etapas de elaboração, desenvolvimento e monitoramento, conforme legislação aplicável e comprometimentos assumidos pela(s) organização(ões), tanto no cenário nacional quanto internacional.
Abor
dagens
  • Tomada de decisão alinhada à estratégia organizacional e ao comprometimento de Compliance e Integridade;
  • Pensar criticamente quanto a liderança e delegação em Compliance e Integridade;
  • Implantação de Programas de Compliance e Integridade alinhado ao negócio;
  • Conhecer e decidir sobre as melhores práticas de Compliance, Integridade, Governança, Riscos e Controles Internos.
Rea
liza
ção
O CURSO é realizado pelo GRUPO JML, empresa referência nacional em capacitação e aperfeiçoamento de colaboradores do Sistema “S”, Estatais e da Administração Pública.

Ao longo de 14anos de trajetória, a empresa se destacou pelo alto rigor pedagógico e científico de seus projetos de treinamento e consultoria, sendo que já formou e capacitou mais de 50 mil alunos em Contratação Pública, Governança, Riscos e Compliance.

Em 2018 o GRUPO JML lançou o seu novo Núcleo de Pesquisa e Capacitação, qual seja, JML CORPORATE SCHOOL, que foca a sua atuação no desenvolvimento do COMPLIANCE, dos RISCOS e da GOVERNANÇA pelo olhar na realidade das Entidades Governamentais e do Sistema “S”, trazendo um novo conceito de formação nessa área.
DATA: 10, 11, 12 e 13 // setembro // 2019
CARGA HORÁRIA: 32 horas
Credenciamento e entrega do material:
8h às 8h30min;
Palestra:
das 8h30min às 12h30min e das 14h às 18h;
Coffee-break:
às 10h e às 16h;
Almoço:
às 12h30min.
Pales
trantes
NANI DE CASTRO
Especialista em Diagnóstico, Mapeamento de Processos, GAP Analysis, Planejamento e Estratégia Organizacional, com 20 anos de vivência no mercado público e privado. Especialista em Compliance, Riscos e Controles Internos, com ênfase na Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) e Controle e Financiamento do Terrorismo (CFT), habilitada na elaboração, desenvolvimento, análise, monitoramento e medição de projetos direcionados prevenção dos riscos de imagem e riscos relacionados. Leader Assessor em Sistemas de Gestão – ISO 9001, 14001 e 45001. Especialista em Riscos – ISO 31000. Consultora, Auditora e Instrutora das normas ISO 37001, 19600, 9001, 14001 e 45001. Membro do Comitê ABNT de revisão e tradução das normas ISO, atuações nas normas ISO 37001 e 31000 (publicadas) e membro do Comitê de Governança– CEE 308, norma ISO 37003 – Governança Corporativa (em desenvolvimento). Especialista da CGCRE do INMETRO para avaliações dos organismos de Certificação de Sistemas de Gestão na disciplina de Compliance e Antissuborno. Avaliadora Líder do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) desde 2012. Consultora Credenciada em Gestão de Negócios do SEBRAE Nacional. Consultora, Instrutora, Conteudista e Auditora Líder da Bureau Veritas Certificadora desde 2014. Master Business em Compliance e Controles Internos – TREVISAN; Pós-Graduada em Gestão de Negócios – UCAM; Pós-Graduada em Gestão de RH – UCAM; Graduada em Secretariado Executivo – UNESA.
RAFAEL JARDIM
Auditor Federal de Controle Externo, é o atual Secretário de Fiscalização de Bancos e Fundos de Pensão do TCU e Ex-Secretário de Combate a Corrupção daquela Corte. Coautor dos livros “Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU” – 4ª Edição, “O RDC e a Contratação Integrada na prática” , “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance” e “O Controle da Administração Pública na Era Digital”. No TCU desde 2005, foi também titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura, unidade responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato. Foi ainda Diretor da área técnica responsável pela fiscalização de rodovias. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e também de Fiscalização de Obras de Energia. Coordenou as fiscalizações do TCU atinentes à Copa do Mundo de 2014. Na área de combate à corrupção e integridade, palestrou em eventos internacionais da ONU, OCDE, além de treinamentos para auditores das Controladorias Gerais de diversos países na América Latina. Palestrante e conferencista em temas afetos à engenharia de custos para o setor público, ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), Compliance, Integridade e a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia. Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília, trabalhou por mais de dez anos na coordenação de projetos e execução de obras na iniciativa privada.
RICARDO OTTO REBEL
Engenheiro da Computação pela PUC-PR e Mestre em Administração de empresas, com ênfase em Planejamento Estratégico, pela Baldwin-Wallace University (OH/USA). Diretor de Compliance e Gestão de Riscos do Grupo JML. Certificado Project Management Professional pelo PMI e Green Belt na área de Gestão da Qualidade. Experiência de mais de 20 anos como profissional e consultor em Gestão de Riscos e Gestão de Projetos, Programas e Portfólio tanto de baixa, quanto de alta complexidade em empresas como HSBC, Whirpool, Renault, GVT e Siemens. Sólido background em análise e modelagem de processos, planejamento estratégico e consultoria empresarial. Professor convidado em cursos de Pós-graduação, MBA e extensões em diversas instituições de ensino e instrutor de cursos in-company nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão de Riscos, PMO e Planejamento Estratégico. Diretor (2014-2015) e Vice-Presidente (2016-2017) do PMI-PR.
Progra
mação
1º DIA: PROFESSORA NANI DE CASTRO
I – COMO TER UM PROGRAMA DE COMPLIANCE COM RECONHECIMENTO GLOBAL (8H)

BASES TEÓRICAS:

  • O Decreto 8.420/15, âmbito federal do programa de integridade
  • O Decreto 9.203/2017, a governança e a integridade
  • Normas ISO 19600 e 37001

ABORDAGEM:
Liderança em Compliance: O Tom que vem do Topo
A integração do Compliance à Gestão
Usando um padrão de referência global:

  • Como as normas ISO podem integrar o Compliance à Gestão?
    • Abordagem sobre ISO 19600 – Compliance
    • Abordagem sobre ISO 37001 – Antissuborno
  • Melhores práticas de mercado
  • Compliance: Faça você mesmo! O que, de fato, traz resultado.
2º DIA (MANHÃ): PROFESSOR RICARDO OTTO REBEL/ NANI DE CASTRO
II – MÓDULO ESPECIAL – GESTÃO DE RISCOS COM MECANISMOS E FERRAMENTAS EFICAZES (4H).

Gestão de Riscos nas Organizações – Metodologias e Sistemas Eficazes:

  • Metodologia COSO: identificação, priorização, tratamento, avaliação, monitoramento
  • Metodologia dos programas de auditoria do TCU: riscos inerentes; riscos de controle; riscos de detecção e riscos residuais

Identificação, tratamento e gestão de riscos:

  • ISO 31000 e 31010
  • Software IRIS® 
2º DIA (TARDE) E 3ª DIA: PROFESSOR RAFAEL JARDIM
III – COMPLIANCE: DA INTEGRIDADE AO COMBATE À CORRUPÇÃO (12H).

BASES TEÓRICAS:

  • Índices de medição da corrupção – Transparência internacional
  • Acórdão TCU 2.699/2018-Plenário – mapeamento da fragilidade contra a corrupção em 270 órgãos federais
  • Conceitos modernos de corrupção e a gestão de alto desempenho
  • Lei 12.846/2013
  • Compliance nas Estatais - Sistema “S” - Administração Pública: Regimes Jurídicos e Boas Práticas das Normativas Federais.

ABORDAGEM:

Parte 1

  • A corrupção e seus ilícitos
  • Fragilidades institucionais
  • O Triângulo da Fraude
  • Trinômio de Combate a Corrupção
  • Linhas de defesa contra a corrupção e seus ilícitos
  • O Compliance como elemento de sustentabilidade organizacional
  • A Governança Corporativa como protetora da Organização

Parte 2

  • Por que precisamos falar de Compliance?
  • Integridade x Compliance: conceitos e diferenças
  • Responsabilização do Gestor Público: Legais e Administrativas
  • Responsabilidade objetiva e seus excludentes x responsabilidade subjetiva
  • Culpa x dolo, negligência, imperícia, imprudência, boa-fé, nexo causal e demais conceitos convergentes
  • “The tone from the top”: o papel da liderança
  • O Compliance na estratégia, missão e valores
  • Por que criar um setor de Compliance?

Parte 3

  • Aplicação da Lei 12.846/2013: poder ou dever?
  • A Lei Anticorrupção como fortalecedora dos pilares de integridade da administração pública: potencializadora da detecção, da responsabilização e da prevenção
  • Responsabilização objetiva na Lei Anticorrupção
  • Atos lesivos contra a administração pública
  • A responsabilização administrativa
  • PAR – Processo Administrativo de Responsabilização
  • A responsabilização judicial
    • Competência para decidir
    • O papel do Ministério Público e das Advocacias Públicas
    • Substituição do Ministério Público na omissão administrativa
    • Sanções judiciais
  • Os Acordos de Leniência
    • O “plea bargain” e o “whistleblowing”
    • O dilema do prisioneiro e a lógica da “delação”
  • O papel do órgão gestor e o papel do órgão de controle interno 
4º DIA: PROFESSOR RAFAEL JARDIM
IV – OFICINA PRÁTICA: CONSTRUÇÃO DE PROGRAMA DE INTEGRIDADE FEDERAL, SEGUNDO A PORTARIA CGU 1.089/2018 (8 H)

BASES TEÓRICAS:

  • PORTARIA CGU 1.089/2018

ABORDAGEM:

Parte 1
  • Programa de Integridade: definição e contexto
    • Implementação de Programas de Integridade
      • 1ª fase: Identificando os responsáveis pela implementação do programa
      • Competências
      • Autonomia
      • Treinamento
    • 2ª fase: Planos de Integridade
      • Objetivos
      • Visão geral do órgão ou unidade
      • Ética organizacional
      • Transparência e accountability
      • Gestão por resultados e a relação com o combate à corrupção
      • Conflito e interesses e nepotismo
      • Denúncias e Ouvidoria
      • Construindo a 1ª e 2ª linhas de defesa
      • Responsabilização: justiça, rapidez, clareza e certeza das consequências
      • Levantamento de riscos de integridade e boas práticas administrativas
      • Compliances x riscos organizacionais x boas práticas
      • Reduzindo burocracias
    • 3ª fase: Execução e treinamento
      • Expansão, continuidade e fomento da integridade para os stakeholders


Parte 2

  • Gestão da mudança – conceitos básicos
    • Desafios do processo de mudança e condições para o sucesso de mudança de cultural
    • Teorias de trilhas para a mudança
    • Situação atual x situação desejada
    • Metodologia de Lewin
    • Metodologia de Kotter
Investi
mento
Plano individual: R$ 4.680,00 (quatro mil seiscentos e oitenta reais),
valor para não assinante.
Inclusos: material de apoio (canetas, blocos e pasta), Fichário Especifico do Programa com todo conteúdo (Editora JML), Legislações/Manuais/Normais internacionais, Certificado de Formação em Compliace e Integirdade, 08 (oito) coffee-breaks e 04 (quatro) almoços.

10% de desconto para assinantes e inscrições até dia 15/06/2019.
A cada 4 (quatro) inscrições do mesmo órgão e vinculadas à mesma fonte pagadora, a JML concederá cortesia para uma 5ª (quinta) inscrição.


-->
Orien
tações
ORIENTAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO E PAGAMENTO
A inscrição deverá ser efetuada pelo telefone (41) 3595-9999, ou no portal da JML (www.jmleventos.com.br); e o respectivo pagamento em nome de Mendes & Lopes Pesquisa, Treinamento e Eventos Ltda., CNPJ nº 07.777.721/0001-51 - Banco:
Caixa Econômica Federal: Agência 0997 - Op 003 - C/C 161 - 5
CLIQUE AQUI e tenha acesso às Certidões Negativas na página principal do portal JML.
Local
do
Evento
HOTEL VICTORIA VILLA Av. Sete de Setembro, 2448 - Centro, Curitiba, PR (41) 3072-7878 reservas@victoriavilla.com.br Site do hotel Google Maps
APARTAMENTO SUPERIOR
TARIFAS
INDIVIDUAL
R$ 180,00 + 10% de taxas.
DUPLO
R$ 220,00 + 10% de taxas.
TRIPLO
R$ 270,00 + 10% de taxas.
CONDIÇÕES DE SERVIÇOS
  • Incluso café da manhã;
  • Informe no ato da reserva que está inscrito neste evento;
  • Tarifa especial concedida para participantes do evento, para reservas realizadas através do e-mail: reservas@victoriavilla.com.br ou telefone: (41) 3072-7878.
  • ESTACIONAMENTO:
    • No local, mediante disponibilidade.
    • Pagamento direto na recepção do hotel.
    • Período do Evento: R$ 25,00 (taxa inclusa).
    • Diária (24 horas): R$ 28,00 (taxa inclusa).
Hospe
dagem
Opções de Hospedagem
Entrar em contato com a Central de Relacionamento JML: 41. 3595.9999.
Grupo JML
Grupo JML - PESSOAS Grupo JML - SERVIÇOS Grupo JML - TECNOLOGIA
Sites JML
Capacitação e Aperfeiçoamento
Assinaturas e Serviços
Interatividade

Sem ideia do que fazer em Curitiba nas horas vagas?

Conheça nosso hotsite exclusivo e tenha acesso a dicas de turismo, restaurantes, bares e várias outras coisas legais para se fazer enquanto estiver em nossa cidade!

CLIQUE AQUI e acesse o hotsite DICAS DE CURITIBA