INSCRIÇÃO
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CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI ALINHADA À GOVERNANÇA DE TI

Conforme IN/04 | Resolução-CNJ 182/2013

  • Planejamento das contratações de TI;
  • Governança;
  • Gestão e fiscalização de contratos de TI;
  • Gestão de riscos;
  • Oficina prática de elaboração de matriz de riscos de TI.
Apre
sen
tação
É dever da Administração Pública, ainda na fase interna da licitação, planejar de forma escorreita sua contratação, definindo o objeto de modo a atender a necessidade identificada, contemplando todas as suas características técnicas, modo de execução, prazos, orçamento, condições de pagamento, etc., sendo que todo esse processo de planejamento deve estar pautado em estudos técnicos e pesquisas acerca das soluções existentes no mercado com o fito de identificar aquela mais adequada ao caso concreto.

O prévio e correto planejamento da contratação está intimamente ligado ao princípio da eficiência, visto que é a partir dessa etapa fundamental das licitações que a Administração Pública terá condições de identificar a solução que melhor atende sua demanda, otimizando, dessa maneira, a utilização dos recursos públicos postos à sua disposição.

Esse mister tem se demonstrado ainda mais relevante nas contratações de serviços relacionados à área da Tecnologia da Informação (TI), já que, atualmente, esta é uma área sensível em praticamente todas as organizações, da qual dependem a maioria das outras atividades do órgão. Assim, dada sua relevância, devem ser minuciosamente planejadas para que, ao mesmo tempo, sejam efetivas e eficientes, ou seja, tragam a solução mais adequada ao ente contratante com o menor dispêndio de recursos possível.

Nessa linha, a Instrução Normativa MPOG 04/2014 apresenta os parâmetros necessários para o adequado planejamento das contratações de Soluções de Tecnologia da Informação.

Nos termos da norma, previamente à realização do certame, ainda na fase de planejamento, deve a Administração, através de seu corpo técnico, realizar estudos e pesquisas sobre a demanda identificada, considerando as regras de mercado, definindo de forma justificada, dentre outros elementos indispensáveis, o objeto da contratação, quantificando-o corretamente (com a estipulação do volume de serviços demandados ou quantidade de bens a serem fornecidos), bem como o critério de mensuração dos serviços e de pagamento adequados e compatíveis com as peculiaridades do caso concreto, para que os licitantes possam apresentar propostas sérias, firmes, que possam ser cumpridas durante a execução contratual e que atendam de forma satisfatória o interesse em voga.

Dada a complexidade do tema, o Tribunal de Contas da União elaborou um “Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação: Riscos e Controles para o Planejamento da Contratação”, documento doutrinário contendo os principais riscos identificados pelo controle externo na fase de planejamento das contratações de TI, com sugestões de controles internos que, se implantados, mitigariam os riscos identificados.

O presente curso visa, portanto, capacitar os profissionais que atuam nessa área para o correto planejamento das contratações de TI, em consonância aos parâmetros do governança e das recomendações dos órgãos de controle, enfatizando-se, também, a importância da gestão desses contratos.
Público
Alvo
  • Todos os agentes que de alguma forma participam da cadeia de valor das contratações de tecnologia da informação realizadas pela Administração Pública, incluindo solicitantes de soluções de TI (em geral, diretores e gestores de negócios), gestores e técnicos da área de TI, responsáveis pela elaboração de minutas de editais e contratos, procuradores jurídicos, ordenadores de despesa, presidentes e participantes de comissões de licitações, pregoeiros e membros de equipes de apoio, auditores, gestores e fiscais de contratos.
Obje
tivos
  • Analisar as recentes normas aplicáveis às soluções de TI;
  • Enfatizar a importância do planejamento das contratações de atrelado à governança e gestão de riscos;
  • Destacar as cautelas pertinentes à gestão de contratos de TI.
Vanta
gens
do curso
  • Discussão das normas e jurisprudências aplicáveis às soluções de TI;
  • Compreensão das cautelas necessárias para o planejamento da contratação de soluções de TI de forma alinhada à governança;
  • Oficina prática para elaboração de matriz de riscos na área de TI;
  • Palestrante renomado, com vasta experiência no tema;
  • Material didático com a qualidade da JML;
  • Compromisso, pontualidade e seriedade da marca JML.
DATA: 19 e 20 // Julho // 2018
CARGA HORÁRIA: 16 horas
Credenciamento e entrega do material:
8h às 8h30min;
Palestra:
das 8h30min às 12h30min e das 14h às 18h;
Coffee-break:
às 10h e às 16h;
Almoço:
às 12h30min.
Pales
trante
SANDRO TOMAZELE DE OLIVEIRA LIMA
Graduado em TI, Pós-Graduado em Redes de Computadores, o Prof. Sandro Tomazele possui vasta experiência na iniciativa privada, tendo atuado, por exemplo, na Brasil Telecom (atualmente Oi). É Analista Judiciário do TST - Tribunal Superior do Trabalho, exercendo a função de Supervisor de Segurança da Informação e Coordenador Substituto de Apoio à Governança e Gestão de TIC. Dentro do Tribunal exerceu diversas atividades, foi responsável por várias licitações de soluções de TI para a Justiça do Trabalho e para o próprio TST. Atua ativamente na governança e na gestão de riscos corporativos, tendo coordenado a equipe que desenvolveu a metodologia de gestão de riscos do TST, atualmente coordena o Escritório de riscos corporativos. Ministrou capacitações na ANAC, no Senado Federal, TST, nos Tribunais Regionais do Trabalho de Rondônia, Minas Gerais, Alagoas, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Tribunal de Justiça de Rondônia e para alunos do CSJT, CNMP e de mais de 20 outras instituições públicas e privadas. É membro do Comitê de Governança das Organizações e do Comitê de Gestão de Riscos, ambos da ABNT. Possui curso de aperfeiçoamento em aprendizagem pela Universidade da Califórnia: "Learning How to Learn: Powerful mental tools to help you master tough subjects".
Progra
mação
I. GOVERNANÇA DE TI
  • Definição;
  • Objetivos;
  • Metodologias;
  • Implementação;
  • Resultados;
  • Aplicação no processo de contratação;
  • Introdução ao COBIT 5;
  • Introdução ao ITIL 2011.
II. PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO SEGUNDO A IN-4/2014
  • Importância do planejamento;
  • Especificação da demanda e solução;
  • Documento de oficialização de demanda;
  • Detalhamento da solução de TI;
  • Justificativas para o parcelamento ou não da solução;
  • Cautelas na definição das unidades de medida das soluções de TI;
  • Análise de viabilidade técnica e financeira;
  • Cautelas na estimativa do preço;
  • Cuidados com aquisição de software livre e de software proprietário.
  • Acordo de Níveis de Serviço (SLA);
  • Indicadores usualmente adotados nas contratações de TI;
  • Cuidados na elaboração do termo de referência ou projeto básico;
  • Principais problemas na elaboração dos requisitos de habilitação;
  • Lei nº 12.440/2011.
III. GESTÃO DE RISCOS
  • Importância da análise de riscos;
  • Conceito e aplicabilidade da gestão de riscos na área de TI;
  • Oficina prática para elaboração de matriz de riscos.
IV. GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO SEGUNDO A IN-4/2014
  • Problemas mais comuns no acompanhamento e fiscalização dos contratos de TI que podem ser evitados;
  • Papel dos atores no gerenciamento do contrato;
  • Boas práticas na gestão e fiscalização de contrato de TI.
Investi
mento
Plano individual: R$ 3.890,00 (três mil, oitocentos e noventa reais),
valor para não assinante.
Inclusos: material de apoio (canetas, blocos e pasta), apostila específica do curso (Editora JML), Legislação JML de Licitações e Contratos Administrativos (Editora JML), certificado de capacitação e aperfeiçoamento profissional, 04(quatro) coffee-breaks e 02 (dois) almoços.
10% de desconto para assinantes e inscrições até dia 02/07/2018.
A cada 4 (quatro) inscrições do mesmo órgão e vinculadas à mesma fonte pagadora, a JML concederá cortesia para uma 5ª (quinta) inscrição.
Orien
tações
ORIENTAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO E PAGAMENTO
A inscrição deverá ser efetuada pelo telefone (41) 3595-9999, ou no portal da JML (www.jmleventos.com.br); e o respectivo pagamento em nome de Mendes & Lopes Pesquisa, Treinamento e Eventos Ltda., CNPJ nº 07.777.721/0001-51 - Banco:
Caixa Econômica Federal: Agência 0997 - Op 003 - C/C 161 - 5
CLIQUE AQUI e tenha acesso às Certidões Negativas na página principal do portal JML.
Local
do
Evento
HOTEL VICTORIA VILLA Av. Sete de Setembro, 2448 - Centro, Curitiba, PR reservas@victoriavilla.com.br Site do hotel Google Maps
APARTAMENTO SUPERIOR
TARIFAS
Individual
R$ 153,00 + 10% de taxas
Duplo
R$ 184,00 + 10% de taxas
Triplo
R$ 224,00 + 10% de taxas
CONDIÇÕES DE SERVIÇOS
  • Diárias incluem café da manhã servido no restaurante;
  • Acrescer 10% de taxa de serviço;
  • Room Service 24hs;
  • Check-in a partir das 14hs e Check-out até às 12hs;
  • Saídas postergadas ou chegadas antecipadas serão negociadas de acordo com o período e estão sujeitas à disponibilidade e cobrança;
  • Para check out após às 18h00 será cobrada 01 diária cheia adicional;
  • IMPORTANTE PARA RESERVA: informe que você é cliente da JML e está inscrito neste evento para usufruir essas condições especiais no Hotel Victoria Villa.
  • ESTACIONAMENTO: No local, mediante disponibilidade. Pagamento direto na recepção do hotel. Período do Evento: R$ 20,91. Diária (24 horas): R$ 22,73.
Hospe
dagem
Opções de Hospedagem
Entrar em contato com a Central de Relacionamento JML: 41. 3595.9999.
JML | Consultoria e Eventos
Sites JML:
Telefone JML
Central de Relacionamento JML:
41

3595.9999

Parecer JML:
41

3595.9997

WhatsApp:
41

9 9622.6851

Endereço JML
Mendes e Lopes Pesquisa, Treinamento e Eventos Ltda. CNPJ: 07.777.721/0001-51 Rua Mandaguaçu, 534 – Sobre Loja – Bairro Emiliano Perneta
83324-430 - Pinhais – PR

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