ANA CARLA HARMATIUK MATOS
Possui graduação em Bacharelado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1999) e mestrado em Derecho - Universidad Internacional de Andalucía (1997). É Doutora pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná e Complexo de Ensino Superior do Brasil - UNIBRASIL. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito de Família.
ANDERSON SIQUEIRA DA SILVA
Administrador Público, Mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro, pós-graduado em Administração Pública pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Multiplicador de Pregão pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), ministra cursos na área de licitações, contratos e formação de pregoeiros, cursos de gestão pública e presta consultoria para diversos órgãos públicos nas três esferas de governo.
ANDRÉ SILVA SPÍNOLA
Advogado e consultor da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional. Especialista em Gestão de Negócios e Direito Empresarial. Atuação nos últimos 8 anos na área de marcos legais e regulação de micro e pequenas empresas. Apresentação de mais de 120 palestras em seminários, conferências e simpósios. Concepção e instrutoria em cursos técnicos do Sebrae. Coordenação técnica do projeto “Lei Geral da Micro e Pequena Empresa”.
BENJAMIN ZYMLER
Ministro do Tribunal de Contas da União. Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília. Professor de Direito Administrativo nos cursos de Pós-Graduação no UniCeub. Autor das obras: “Direito Administrativo e Controle”, “O Controle Externo das Concessões de Serviços Públicos e das Parcerias Público-privadas”, “A interpretação da Lei de Responsabilidade Fiscal Frente à Constituição Federal”, “A Atuação do Tribunal de Contas da União no Controle das Obras Públicas”, “O Papel do Tribunal de Contas da União no Controle das Agências Reguladora” e outros.
CARLOS RENATO ARAUJO BRAGA
Diretor da Sefti/TCU; Analista de Controle Externo do TCU desde 2003.
Atualmente exerce a função de Diretor na Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação - Sefti/TCU.
Antes do TCU, atuou profissionalmente como Oficial do Quadro de Engenheiros Militares do Exército Brasileiro (1992-2002), onde atingiu o posto de Capitão e executava atividades típicas de Engenharia de Computação.
É Certified Information Systems Auditor (CISA®) pela ISACA® (2007), especialista em Contabilidade e Orçamento Público pela Universidade de Brasília (2006-2007), e graduado em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1988-1992).
É instrutor do Instituto Serzedello Correa do TCU desde 2006 nos Programas de Formação de Analistas do TCU. Foi professor das disciplinas de sistemas operacionais e arquitetura de computadores em diversas universidades de Brasília e do Rio de Janeiro.
Conferencista dos principais Congressos Nacional (Cnasi - 2007/2008; Conbrai - 2008) e Latino-Americano (Latin América Cacs - 2008) na área de Controle e Segurança de TI.
Artigos Publicados na Revista do TCU.
É diretor de educação do Capítulo ISACA® Brasília.
CAROLINE RODRIGUES DA SILVA
Advogada em Curitiba.
Consultora da JML Consultoria & Eventos Ltda;
Pós-graduada em Direito Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Pós-graduada em Direito e Gestão das Entidades do Sistema S, pelo Instituto de Direito Público-Brasília/DF.
Atuou como advogada na área de licitações e contratos no Serviço Social do Comércio-PR, pelo período de cinco anos.
CECÍLIA BERGAMINI
Bacharel em Psicologia Clinica pela Faculdade de Psicologia, Ciências e Letras "Sedes Sapientae" da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo , Mestre, doutora e livre-docente em Administração pela Universidade de São Paulo. Especializou-se em Comportamento Organizacional na Franca, Bélgica, Canadá e EUA.
Professora na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Consultora de empresas desde os anos 70, tendo-se especializado em Desenvolvimento Organizacional, Motivação e Liderança. Autora de livros: Avaliação de desempenho humano na empresa, Competência: a chave do desempenho, Motivação nas organizações, O Líder Eficaz, Psicologia aplicada à administração de empresas: Psicologia do comportamento organizacional.
CIBELE BASTOS DA COSTA
Mestre em Comunicação e Linguagem, UTP; Especialista em Gestão de Recursos Humanos; formação em Coaching Empresarial pela ABRACEM – Associação Brasileira de Coaching Empresarial; formação em Coordenação em Dinâmica de grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de grupo (SBDG) e Análise Transacional pela UNAT; Consultora em Comportamento Organizacional, com trabalhos realizados na Área de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional em Empresas e Instituições públicas do Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sergipe, Ceará, Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amapá, Piauí, Maranhão. Entre elas: PETROBRAS, ITAIPU BINACIONAL, COPEL - Empresa de Energia Elétrica do Paraná , IMAP - Instituto Municipal de Administração Pública, SEBRAE, Fundação Itaipu,Caixa Econômica Federal e Ministério da Fazenda. Participou da implantação do Programa de Equipes Auto-gerenciáveis na Volvo do Brasil e do Programa de Coaching Empresarial no Programa Avançado para Líderes Empresários do SEBRAE-PR. Experiência na Coordenação e Implantação de Programas na Área de Saúde Ocupacional e Psicologia do Trabalho, na Prefeitura Municipal de Curitiba. Docente da UNIFAE/ na área de Gestão de Pessoas.
CLÁUDIO SARIAN ALTOUNIAN
Exerce função de dirigente do Tribunal de Contas da União – TCU há mais de dez anos, seis dos quais como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União – Secob.
Foi coordenador, no âmbito do TCU, de grupos responsáveis pela elaboração de “Manual de Tomada e Prestação de Contas Anuais”, “Manual de Tomada de Contas Especial”, e “Metodologia para apuração de sobrepreço em obras públicas”.
Autor do Livro “Obras Públicas: Licitação, Contratação, Fiscalização e Utilização (Forum, 2007)”.
Engenheiro, Advogado, Professor de cursos na área de obras públicas: “Licitação e Contratação”; “Gerenciamento de contratos”; “Avaliação e Orçamento” e “Auditoria” e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais relativos a temas ligados a obras públicas e a meio ambiente.
DANIEL FERREIRA
É laureado pela Faculdade de Direito de Curitiba (FDC - 1993), Mestre (PUCSP - 1999) e Doutor (PUCSP - 2008) em Direito do Estado (Direito Administrativo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - 1988). Atualmente é diretor acadêmico do Instituto Brasileiro de Estudos da Função Pública (IBEFP), membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (IIEDE), do Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA) e do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP). Ex-Coordenador (2009-2011) e, ainda, professor do Corpo Docente Permanente do Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA); ex-Coordenador (2001-2003) e ex-Chefe do Departamento de Direito Público (1999-2001) da Faculdade de Direito de Curitiba (do UNICURITIBA), na qual é Professor Titular de Direito Administrativo (desde 1996). É, também, parecerista e sócio-fundador do FERREIRA & KOZICKI DE MELLO Advogados Associados (desde 1996), onde exerce a advocacia consultiva e contenciosa. Atua, principalmente, com os seguintes temas: poder de polícia; infrações e sanções administrativas; serviço público; parcerias público-privadas; agências reguladoras; processo administrativo geral, sancionador e disciplinar; licitações e contratos administrativos; sustentabilidade; desenvolvimento sustentável; função social da propriedade, da empresa, do contrato, das licitações e dos contratos administrativos; direito empresarial.
DANIELLE REGINA WOBETO DE ARAUJO
Advogada em Curitiba.
Coordenadora Científica da Revista JML de Licitações e Contratos.
Especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional.
Pós-graduanda em Teoria Geral do Direito pela Academia Brasileira de Direito Constitucional.
Doutoranda em Direito Constitucional pela Universidad de Burgos - Espanha.
Atuou na Zênite Informação e Consultoria em Administração Pública Ltda., como Consultora em Direito Administrativo e na produção do Informativo de Direito Administrativo e Responsabilidade Fiscal. IDAF.
Atuou como Assessora Jurídica Adjunta na Secretaria de Estado da Educação, na área do direito administrativo.
Atuou na Procuradoria Jurídica do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná.
Coordenadora Científica da Revista JML de Licitações e Contratos.
DANTE QUADROS
Mestre em Administração e Doutor em Engenharia de Produção, com ênfase em gestão de negócios, ambos pela UFSC/SC. Especialista em Desenvolvimento Organizacional. Psicólogo pela PUCPR. Atua como consultor há mais de 15 anos, além de palestrante e conferencista, leciona diversas disciplinas na área de Comportamento e Mudança Organizacional. Professor na Estação Business School.
EDGAR GUIMARÃES
Advogado em Curitiba/PR; Mestre e Doutor em Direito Administrativo pela PUC/SP; Professor de Direito Administrativo e de Licitações e Contratos; Consultor Jurídico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná; Autor do livro Controle das licitações públicas, Editora Dialética, 2002 e co-autor das obras Licitações e o novo estatuto da pequena e microempresa: reflexos práticos da LC n˚. 123/06 e Registro de preços: aspectos práticos e jurídicos.
EDSON MARQUES
Defensor Público Federal de Categoria Especial. Atualmente Titular do 7º Ofício Superior Cível. Atua no âmbito do Superior Tribunal de Justiça em matérias de Direito Público e Direito Privado. Especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do DF - UniDF. Ex-Advogado da União. Ex-Analista Judiciário do STJ. Ex-Analista Judiciário do STF. Ex-Técnico Judiciário no STJ; Ex-Técnico de Finanças e Controle do Min. Fazenda Ex-Assessor Jurídico da Subsecretaria de Patrimônio e Contratos do STJ; Ex-Chefe da Seção de Elaboração de Contratos do STJ; Ex-Membro da Comissão Permanente Disciplinar do STJ; Professor Universitário; Palestrante sobre Licitações e Pregão da Fundação Universa; Palestrante sobre Licitações, Concursos e Seleção Pública do Instituto de Farmácia - IFar/DF; Palestrante sobre Terceiro Setor: Serviço Social Autônomo e Seleção de Pessoal pela ERX; Palestrante sobre Princípios Aplicáveis ao Serviço Social Autônomo pela ONE Cursos/DF; E diversas outras palestras sobre Licitações no Terceiro Setor e Seleção Pública x Concursos Públicos; Co-autor do Livro: Concurso Público x Seleção Pública (no Prelo)
EDUARDO MEIRA RIBAS
Advogado em Curitiba. Consultor da JML Consultoria e Eventos Ltda. Integrante da equipe de apoio técnico da Revista JML de Licitações e Contratos. Atuou na Zênite Informação e Consultoria S.A., como Consultor Jurídico em Licitações e Contratos. Elaborou materiais para o Informativo de Licitações e Contratos – ILC da empresa Zênite. Colaborador do livro Lei de Licitações e Contratos Anotada, 7. ed. Zênite: Curitiba, 2009, de autoria de Renato Geraldo Mendes.
ELISABETE TIEME ARAZAKI
Economista, Especialista em Gestão Empresarial FAE/PR e Mestre em Gestão Urbana/PUC PR. Participou como Palestrante de diversos Congressos de Gestão Pública em 2009, 2010 e 2011. Já atuou em projetos Públicos no desenvolvimento e implantação de Projetos de Sistema de Custeio, Responsabilidade Social, Plano Diretor e Infraestrutura Urbana. Experiência como gestora do SENAC PR , atuando como Diretora de Planejamento e Finanças, onde trabalhou por 17 anos. Professora de Graduação e Pós-graduação da Universidade Positvo e Consultora Organizacional.
FERNANDA ALVES ANDRADE GUARIDO
Advogada, professora e escritora. Especialista em licitações e contratos administrativos. Mestre em Administração pela Universidade Positivo. Foi procuradora do Município de Santa Luzia, em Minas Gerais, chefiou o Departamento de Licitações, implantou o pregão eletrônico e obteve excelentes resultados ao Ente Público.
FLAVIANA VIEIRA PAIM
Contadora formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Advogada, formada pela Universidade Luterana do Brasil – Ulbra. Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Porto-Alegrense – FAPA. Sócia do Escritório Contábil Paim em Gravataí/RS, onde atua há mais de 10 anos com assessoria contábil e consultoria na área de fiscalização trabalhista e planejamento tributário para empresas da região. É Perita Contábil compromissada nas Varas Cíveis e Trabalhista da Comarca de Gravataí/RS e assistente técnica das partes em processos judiciais no Estado do Rio Grande do Sul. Professora e membro integrante do INGEP- Insttituto de Gestão Pública do RS. Palestrante e facilitadora de treinamentos abertos e fechados voltados à Administração Pública, nas áreas de gestão de contratos, gestão tributária, fiscalização trabalhista e orçamentação para contratação em diversas organizações públicas em todo o país.
FREDERICO LUSTOSA DA COSTA
Doutor em Gestão e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). (Na Fundação Getulio Vargas, foi professor titular da EBAPE, Chefe do Centro de Pós-graduação Lato-sensu, Coordenador do FGV Cidades Núcleo de Projetos Municipais), Diretor da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (RPBF) e coordenador de vários MBAs na área Política e Administração Pública. Também atuou como professor visitante do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE, Lisboa) e da École Superieur de Commerce de Paris (ESCP Europe). É autor dos livros "A Persistência da Desigualdade" (BNB,1992), "Plano de Ação da Bacia Cultural do Araripe" (Secult-CE, 2006), "Reforma do Estado e Contexto brasileiro" (Editora da FGV, 2010), "Reforma do Estado e Cidadania" (ISAE, 2010), co-organizador dos livros "Brasil: 200 anos de Estado, 200 anos de Administração Pública" (Editora da FGV, 2010) e "Rio de Janeiro; uma cidade, muitas capitais", e também autor de mais de cinqüenta artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
GUILHERME VIRIATO DA SILVA PIAZZETTA.
Doutorando em Administração. Universidad Nacional de Misiones (Argentina, 2014); Mestre em Busines Administration. Beulah Heights University (USA); MBA em Administração e Liderança - SPEI; Bacharel em Direito. Universidade Tuiuti do Paraná. Professor de graduação e pós-graduação nas áreas de Liderança e Administração. Especialidade nas seguintes disciplinas: Liderança, Capital Intelectual, Gestão por Competências, Resolução de Conflitos, Gestão Multicultural, Dimensões da Liderança Global, Papéis de Gênero no Mundo Corporativo, Inteligência Emocional e Comunicação Interpessoal.
GUSTAVO CAUDURO HERMES
Advogado e Administrador de Empresas. Atua nacionalmente como palestrante, consultor e assessor organizacional nas áreas de redação, gestão, fiscalização e auditoria de contratos com terceiros, planejamento e avaliação de processos terceirizados e quarteirizados, redução e prevenção de passivo trabalhista, bem como na normatização e manualização de procedimentos de contratação. Diretor da AUGURE Desenvolvimento Empresarial Ltda. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Licitações e Contratos Administrativos do Instituto Nacional de Gestão Pública - INGEP. Foi professor no curso de graduação em Direito da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA /RS por 14 anos. Foi professor no curso de graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/RS. Palestrante e facilitador de treinamentos abertos e fechados relacionados com temáticas de contratação, incluindo licitações e projetos básicos, em diversas organizações, dentre as quais destacam-se Auditoria do Estado do Espírito Santo, Banco do Brasil, Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE, Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, DELL, EMBRAER, FLEM – Fundação Luis Eduardo Magalhães, INFRAERO, ITAIPU Binacional, PETROBRAS, REFAP – Refinaria Alberto Pasqualini, SENAC/RS, TELEFÔNICA, TRENSURB S.A., Tribunal de Contas da União-DF, Tribunal de Justiça da Bahia, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Tribunais Regionais Eleitorais de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Tocantins e Paraná, Tribunal Superior Eleitoral, Universidade Federal do Pará, e outras. Autor de diversos artigos publicados e co-autor dos livros “Gerenciamento de Contratos na Administração Pública”, publicado pela Editora Makron Books em 1998 e já esgotado e do livro “Subsídios para Contratação Administrativa”, publicado pelo Ingep Editora, atualmente na 2ª. Edição, de 2011.
GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA
Doutor em Direito do Estado pela USP.
Professor da Unibrasil e da FAE.
Presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB-PR.
Advogado e consultor em Curitiba-PR.
JACQUELINE MENDES MENEZES
Pedagoga organizacional, Especialista em Gestão de Pessoas pela PUC/PR. Mestre em Engenharia da Produção com ênfase em Gestão Organizacional (UFSC) e Formação de Desenvolvimento de Líderes pela Franklin Covey. Docente universitária e consultora organizacional, atuou como gestora e diretora. Palestrante da área de Planejamento estratégico, Liderança e Gestão, atua desde 1998 na formação de gestores e líderes.
JAIR EDUARDO SANTANA
Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP.
Professor em cursos de Pós-graduação.
Atua na capacitação de servidores públicos das três esferas do governo.
Magistrado de entrância especial.
JAIR VINNICIUS RAMOS DA VEIGA
Administrador público, mestrando em Administração e Políticas Públicas/FGV-ISCTE, com MBA em Gestão de Negócios e Logística pela University of Miami, pós-graduado em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela FGV e em Direito Administrativo pela Universidade Cândido Mendes, professor de pós graduação do GETRAM/UCB, da ENAP do ISC/TCU , ministra cursos na área de gestão pública e presta consultoria para diversos órgãos públicos nas três esferas de governo.
JERÔNIMO SOUTO LEIRIA
Advogado com atuação intensa em Direito Civil, Administrativo e do Trabalho;
Especialista em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP;
Leciona em várias Universidades brasileiras em cursos de Pós-Graduação, por sua obra, na condição de Professor Convidado;
É um dos raros profissionais brasileiros a ser recebido pela Suprema Corte Japonesa, em missão oficial de estudos.
É conferencista, palestrante e instrutor nacionalmente reconhecido como o pioneiro na implantação da Terceirização, e sua decorrência o Gerenciamento de Contratos, sendo o mais requisitado consultor destas áreas.
Autor e co-autor de diversos livros nas áreas de terceirização e administração de contratos.
É contratado, com freqüência, pela Administração Pública com base na Lei 8666/93, face ao modo singular de sua atuação e notório saber.
JESSÉ TORRES PEREIRA JÚNIOR
Desembargador do Tribunal de Justiça e Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.
Autor de obras jurídicas, entre as quais "Comentários à Lei das Licitações e Contratações da Administração Pública", 6ª edição.
JOÃO CARLOS BALBINO VIOLA
Major do Quadro Complementar de Oficiais – QCO ), graduado em Direito pela FADOM – Faculdade de Direito do Oeste de Minas – Divinópolis/MG, em 1987.
Possui, também, os cursos de Pós Graduação em Direito Público, pela Fundação Educacional Monsenhor Messias (2003) e Pós Graduação em Direito da Administração Pública – Universidade Castelo Branco (2008); Técnico em Contabilidade, pelo IMACO – Instituto Municipal de Administração e Ciências Contábeis – Belo Horizonte/MG (1977); Criminologia, pela ACADEPOL – Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (1999); Especialização em Advocacia Criminal, pelo IOB – Informações Objetivas (1988).
Pré-inscrito no curso de Doutorado em Direito da Universidade da Califórnia – UCLA/CA/USA.
JOÃO PALMEIRA
Empresário, Facilitador, Palestrante e escritor. Tem os seguintes livros publicados: “Guia Prático de Administração” e “Uma Volta ao Passado”. É também tradutor de “Time Management an introduction to The Franklin System”, de Richard I. Winwood e “ The Advanced Day Planner User’s Guide”, de Hyrum Smith.
Como facilitador, conquistou imenso prestígio e credibilidade, destacando-se pela qualidade e maneira didática e prática que conduz os treinamentos da Franklin Covey em empresas como Schering do Brasil, ISP do Brasil, HP, Intel, Monsanto, Correio Braziliense, entre outras.
JOEL SOUZA DUTRA
Diretor Geral do Departamento de Recursos Humanos da Universidade São Paulo – USP. Professor Livre Docente da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA-USP, onde ministra cursos de graduação e pós-graduação, com mestrado na Fundação Getúlio Vargas FGV-SP e doutorado na FEA-USP. Coordenador do Programa de Gestão de Pessoas – PROGEP / FIA. Consultor das principais empresas do país em assuntos relacionados à Gestão Estratégica de Pessoas.
Principais publicações:
Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea – 2010 - Editora Atlas Gestão de Pessoas – Práticas Modernas e Transformação nas Organizações 2010 - Editora Atlas Gestão de Pessoas - Desafios Estratégicos das Organizações Contemporâneas - 2009 - Editora Atlas Competências: Conceitos, Métodos e Experiências - 2008 - Editora Atlas Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna - 2004 - Editora Atlas. Gestão de Pessoas - 2002 – Editora Atlas. As Pessoas na Organização - 2002 - Editora Gente.
JOSÉ ANACLETO ABDUCH SANTOS
Mestre e Doutor em Direito Administrativo pela UFPR, Procurador do Estado com atuação judicial e de consultoria na área de contratações públicas do Estado do Paraná, advogado especialista em licitações, Professor de Direito Administrativo do UNICURITIBA – Centro Universitário Curitiba, Professor e Coordenador do curso de especialização em Licitações e Contratos Administrativos da UNIBRASIL. Professor das disciplinas Licitações e Contratos Administrativos, Regime Diferenciado de Contratações (RDC), Convênios, Pregão Presencial e Pregão Eletrônico, Concessões de Serviços Públicos, Orçamento Público e Responsabilidade Fiscal em cursos de pós-graduação, palestras, treinamentos e eventos jurídicos. Membro da comissão de Estudos Constitucionais da OAB/PR. Exerceu os cargos de Diretor Geral e Procurador Geral do Estado Substituto na Procuradoria Geral do Estado do Paraná, Presidente do Conselho de Administração e Presidente do Conselho Fiscal da PARANAPREVIDENCIA e funções de presidente de comissões especiais e permanentes de licitação. Autor das obras “Licitações e o Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte” , “Contratos de Concessão de Serviços Públicos – Equilíbrio Econômico-Financeiro” e diversos artigos jurídicos.
JOSÉ MATIAS-PEREIRA
Economista e advogado. Professor-pesquisador e Coordenador-adjunto do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília (2005/2007).
Coordenador Geral do Curso de Graduação em Administração a Distância da Universidade de Brasília. Ministra a disciplina Finanças Publicas na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Brasília desde 1995.
Doutor em Ciência Política pela Universidade Complutense de Madri, Espanha.
Pós-Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP).
Autor de: “Economia Brasileira”, Editora Atlas, São Paulo, 2003; e, “Finanças Públicas: A política orçamentária no Brasil”, 3ª edição, Editora Atlas, São Paulo, 2006. Palestrante e consultor.
JOSIAS SOARES DA SILVA
Bacharel em Direito. Especialista em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná - ESMAFE. Há 12 anos exerce a função pública de Assessor Jurídico na Justiça Federal do Paraná nas matérias de licitações, contratos e disciplinares (sindicâncias e processos administrativos disciplinares). Membro da Comissão Permanente de Licitações – CPL - e Pregoeiro. Articulista. Ministra treinamentos in company.
JUDAS TADEU GRASSI MENDES
Ph.D. em Economia. Longa experiência no setor público (foi Presidente do IPARDES e da FUNDEPAR) e privado (empresário e consultor). Autor de seis livros de Economia. Experiência no exterior. Foi Professor Visitante nos EUA, no Japão e na Alemanha. É Fundador e Diretor Presidente da Estação Business Schooll.
JULIANA ALMEIDA RIBEIRO
Advogada em Curitiba, Paraná;
Consultora da JML Consultoria & Eventos Ltda;
Pós-Graduada em Direito Ambiental pela UNICURITIBA;
Pós-Graduanda em Licitações e Contratos pela UNIBRASIL;
Colaboradora e integrante da equipe de apoio técnico da Revista JML de Licitações e Contratos e de inúmeras publicações jurídicas;
Colaboradora do Livro: Repercussões da Lei Complementar n.123/2006 nas Licitações Públicas, editora JML.
JULIANO JOSÉ LOPES
Diretor da JML Consultoria & Eventos;
Consultor em Gestão e Contratação Pública;
Formado em Direito pela Unibrasil;
Mestrando em Direitos Fundamentais e Democracia - Unibrasil;
Especialista pela Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná – FEMPAR;
MBA – LLM – Direito Corporativo - IBMEC/RJ;
MBA em Gestão e Liderança - EBS/Business school/PR;
Colaborador e integrante da equipe de apoio técnico da Revista JML de Licitações e Contratos;
Colaborador de inúmeras publicações jurídicas nas áreas de Licitações e Contratos;
Coordenador científico de Eventos, Seminários e Congressos em todo país, nas áreas Gestão e Contratação Pública.
JULIETA MENDES LOPES VARESCHINI
Sócia Fundadora do Grupo JML Consultoria & Eventos, empresa especializada em Direito Administrativo e que já capacitou mais de 30.000 profissionais na área de Licitações e Contratos. Mestre em Direito. Especialista em Direito Ambiental e Gestão Ambiental. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Advogada e Consultora na área do Direito Administrativo, com ênfase em Licitações e Contratos Administrativos. Coordenadora técnica da JML Consultoria. Coordenadora e Professora do Curso de Especialização em Licitações e Contratos da UNIBRASIL. Professora do curso de Graduação em Direito da UNIBRASIL. Palestrante na área de Licitações e Contratos perante entidades da Administração Pública e Sistema S, com atuação em todo território nacional. Autora da obra Licitações e Contratos no Sistema S. 5. ed. Curitiba: JML, 2012 e da obra Discricionariedade Administrativa: uma releitura a partir da constitucionalização do direito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014. Organizadora da obra Repercussões da Lei Complementar 123/06 nas Licitações Públicas: de acordo com o Decreto 6.204/07. Curitiba: JML Editora, 2008. Autora de diversos artigos jurídicos, dentre os quais: Gestão Planejada do Sistema de Registro de Preços. In: Diálogos de Gestão: novos ângulos e várias perspectivas. Curitiba: JML Editora, 2013.
LUCIANO ELIAS REIS
Advogado; Sócio do escritório Reis, Correa e Lippmann Advogados Associados; Mestre em Direito Econômico pela PUC/PR; Especialista em Processo Civil e em Direito Administrativo, ambos pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar; Presidente da Comissão de Gestão Pública e Controle da Administração da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná; Professor de Direito Administrativo da UNICURITIBA; Professor convidado de diversas Instituições de Ensino em cursos de Pós-Graduação; Autor das obras “Licitações e Contratos: um guia da jurisprudência (Editora Negócios Públicos, 2013) e “Convênio administrativo: instrumento jurídico eficiente para o fomento e desenvolvimento do Estado” (Editora Juruá, 2013); Autor de diversos artigos jurídicos e coautor com artigos publicados também nas seguintes obras “Estado, Direito e Sociedade” (Editora Iglu), “Estudos dirigidos de gestão pública na América Latina”(Editora Fórum), “Direito Administrativo Contemporâneo” (2. Ed. - Editora Fórum), “Direito Público no MERCOSUL” (Editora Fórum, 2013), Co-coordenador dos “Anais do Prêmio 5 de junho 2011: Sustentabilidade na Administração Pública” (Editora Negócios Públicos); Ministrante de cursos e palestras na área de licitações públicas e contratos administrativos.
LUIZ CLÁUDIO DE AZEVEDO CHAVES
Graduado em Administração e Direito, Especialista em Direito Administrativo, o Prof. Luiz Claudio Chaves, alia elevado conhecimento técnico à sólida experiência profissional, tanto no exercício de funções públicas como na esfera privada. É servidor efetivo do Tribunal de Justiça/RJ, com mais de 20 anos de carreira, onde, dentre as diversas atividades, exerceu as funções de Diretor do Departamento Administrativo, Pregoeiro presencial e eletrônico, Presidente da Comissão Permanente de Licitação e Fiscal de contratos de serviços terceirizados. Coordenou a equipe de revisão dos modelos padrão de Projeto Básico e termos de Referência. Na atividade docente, é Professor Convidado da Fundação Getúlio Vargas e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-RIO, e também de diversas instituições de ensino e Escolas de Governo do País, dentre as quais destacam-se: Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, Escola de Administração Judiciária – ESAJ/TJRJ, Escola Nacional de Serviços Urbanos – ENSUR/IBAM. É autor das seguintes obras: Licitações e Contratos da Administração Pública-Legislação Básica Reunida, Expressão Gráfica, 2009;Curso Prático de Licitações, os segredos da Lei 8.666/93, Lumen Juris, 2011; e, Diálogos de Gestão – Novos ângulos, Várias Perspectivas, Ed. JML, 2013.
LUIZ EDUARDO ZANOTO
Advogado, primeiro pregoeiro da CEEE - Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul, assessor da presidência da CEEE para assuntos jurídicos.

Advogado, pós-graduando em Direito do Estado pela Universidade Ritter dos Reis/RS, atuante em questões envolvendo Direito Administrativo, e palestrante em treinamentos sobre licitações, inclusive pregão, e contratos e Terceirização. Na Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul - CEEE - implantou a modalidade licitatória pregão - presencial e eletrônico, sendo designado como primeiro Pregoeiro;

É responsável pela Comissão Permanente de Licitações, pela análise de contratos administrativos e demais instrumentos previstos pela Lei 8.666/93, além de atuar como leiloeiro administrativo;

Atua como licitador em Sistema de Registro de Preços, bem como presta orientação jurídica sobre a matéria;

Assessorou a CEASA/RS - Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul - na utilização de licitações tipo técnica e preço;

Orientou a Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN para implantação da modalidade Pregão, e auxiliou no aperfeiçoamento do Portal de Compras Eletrônico desenvolvido pela Cia. de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul – PROCERGS.
MARIA APARECIDA RHEIN SCHIRATO
Consultora na Área de Recursos Humanos. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Educação pela mesma Universidade Cursos de especialização em Psicologia Social e Organizacional (PUCSP e USP). Entrevista para “Páginas Amarelas” da Revista VEJA (14/abril/99) e para a revista VOCÊ S/A (abril de 2002). Diretora da Rhein Schirato Associados. Psicodramatista. Atua como Coaching e como professora e palestrante de temas como: Administração de Conflitos e Negociação e Gestão estratégica de pessoas há vinte cinco anos. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Resultados. Conferencista/Palestrante, participante de seminários por diversos Estados brasileiros, atuando com entidades públicas e privadas.. Entre os livros, entrevistas e artigos publicados, destaca-se “O Feitiço das Organizações” – Sistemas Imaginários – São Paulo: Atlas, 2000 (várias edições). Autora de muitos artigos. Orientadora de projetos aplicados no Insper (Ibmec S.P.).
MARISA EBOLI
Professora da FEA/USP, onde obteve os títulos de mestre e doutora em Administração. Leciona nos programas de MBA e no Programa de Mestrado e Doutorado, disciplinas sobre o tema educação corporativa.
Coordenadora do Curso de Extensão em Gestão da Educação Corporativa, da FIA, desde 2008. Realizou programa de estudo e pesquisa na ESSEC – França; e participou de um programa de professor visitante no Centro de Recursos Humanos, na The Wharton School. Participa regularmente como palestrante do Iberian American Forum, da ASTD. Coordenou o primeiro livro brasileiro sobre “Universidades Corporativas” e é autora do livro Educação Corporativa no Brasil: Mitos e Verdades. Coordenou o Simpósio Internacional de Educação Corporativa no Brasil realizado pela FEA e FIA, em São Paulo em 27/11/2009. Realizou consultoria na área de educação corporativa, educação executiva e gestão por competências para empresas como: Amesp, Avon, BankBoston, Banco Itaú, BNB, BNDES, Braskem, Casas Pernambucanas, CNI/IEL/SENAI/SESI, Elektro, Embraer, Embratel, Febraban, Gerdau, Light, Lojas Renner, Natura, Nestlé, Real–ABN Amro Bank, Redebahia, Saint-Gobain Abrasivos, Samarco, Syngenta, Telemig Celular, Unimed e Votorantim Investimentos Industriais
MINISTRO WEDER DE OLIVEIRA
Ministro do Tribunal de Contas da União. Graduado em Direito (UnB) e Engenharia Civil (UFG). Pós-graduado em Economia (George Washington University) e Engenharia de Produção de Petróleo (UFBA/Petrobrás). Foi consultor de orçamento, fiscalização e controle do Senado Federal, consultor de orçamentos e fiscalização financeira da Câmara dos Deputados, auditor fiscal da Receita Federal e engenheiro da Petrobrás. É autor do livro Curso de Responsabilidade Fiscal – Orçamento, Direito e Finanças Públicas / Volume I (1175 p, Editora Fórum) e coautor dos livros Licitações, Contratos e Convênios Administrativos: Desafios e Perspectivas (Editora Fórum) e Gasto Público Eficiente – 91 Propostas para o desenvolvimento do Brasil I (Editora Topbooks). Professor dos cursos de pós-graduação em Direito Administrativo e em Direito Tributário e Finanças Públicas do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).
NYURA DISCONZI DA SILVA
Advogada em Curitiba/PR.
Curso de Pós Graduação pela Escola Nacional de Serviços Urbanos e Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM.
Participação, em 1993, do Programa Brasília/Miami de Política, Administração Pública, Educação e Saúde.
Diversos Cursos de Atualização em Direito Público, em especial na área de licitações e contratos.
Exerceu o cargo de Advogada na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba-COMEC, participando, dentre outros, na elaboração do Manual de Orientação para Licitações realizadas pelas Prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba para o Programa EBTU/BIRD; na elaboração de Manual de Orientação de Licitações para o Programa de Investimentos na Região Metropolitana de Curitiba; no Programa de Saneamento Ambiental do Paraná/PROSAM; e na elaboração de Manuais e Editais de Licitação Internacional para o Programa de Saneamento Ambiental/PROSAM.
Exerceu o cargo de assessora técnica na Casa Civil da Governadoria do Estado do Paraná, desempenhando atividades na Subchefia de Assuntos Técnicos - Divisão Técnica Jurídica.
Exerceu a função de Presidente de Comissão Permanente de Licitação da Casa Civil da Governadoria do Estado do Paraná.
Exerceu a função de consultora jurídica na empresa Zênite Informação e Consultoria em Administração Pública Ltda., empresa especializada em consultoria na área de licitações e contratos administrativos.
Exerceu a função de Supervisora dos serviços de consultoria na empresa Zênite Informação e Consultoria em Administração Pública Ltda.
Elaborou apostilas para eventos, materiais para o Informativo de Licitações e Contratos-ILC da empresa Zênite, dentre outras atividades, e teve diversos textos e artigos nele publicados, tais como: A modalidade de convite e sua disciplina na Lei nº 8.666/93 (14/23/jan/1996); Considerações em torno da Legalidade da Instrução Normativa 02, de 17 de abril de 1998, expedida pelo MARE (319/50/abr/1998); Da competência para aplicação da sanção de declaração de inidoneidade no âmbito do poder judiciário (634/53/jul/1998); Serviços de limpeza e conservação e de vigilância – Entidade profissional competente para fins de atendimento ao disposto no art. 30, I e § 1º da Lei 8.666/93 (181/61/mar/1999); A habilitação nos procedimentos da dispensa e inexigência de licitação (250/62/ABR/1999); Supressões no quantitativo do objeto do contrato (958/70/dez/1999); A promoção de diligências e os limites legais (116/72/fev/2000); e Da validade de documentos emitidos pela internet – certidões negativas de natureza fiscal e tributária (286/74/abr/2000).
Participa na qualidade de Palestrante em treinamentos, seminários e cursos na área de licitação e contratos administrativos, a exemplo de: Treinamentos e Cursos pela Método Consultoria e Eventos: Aplicação prática da Lei de Licitações e Contratos públicos (8.666/93), da Lei instituidora da modalidade pregão (10.520/2002) e da Lei Complementar das micro e pequenas empresas que traz novas regras a serem observados nos procedimentos licitatórios; Treinamento: Aplicação prática das Leis 8.666/93 - Licitação e Contratos e 10.520/2002 - Adoção da modalidade pregão; Modalidade Pregão para a ACISPAR. Palestrante da JML Consultoria & Eventos em cursos, seminários e treinamentos abertos e in company: Contratações Públicas, Licitações e Contratos no Sistema S.
Exerceu a função de Advogada do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul – ISAE/ FGV - Fundação Getúlio Vargas.
Colaboradora e integrante da equipe de apoio da Revista JML de Licitações e Contratos.
Coordenadora Científica da JML Consultoria & Eventos, responsável pela revisão de mais de 4(quatro) mil consultas em Licitações e Contratos Administrativo, para as três esferas de governo e sistema “S”.
Co-autora do livro ”Repercussões da Lei Complementar 123/06 nas licitações públicas: de acordo com o Decreto 6.204. Curitiba: JML, 2007.
Co-autoria do Livro: Combo JML de Contratações Públicas. Curitiba: JML, 2012.
Ministrou módulos no Curso de Especialização em Licitações e Contratos da UNIBRASIL.

PAULO CAMPOS
É Mestre em Psicologia da Educação/PUC, Pós-graduado em Marketing e Comunicação/ESPM, Graduado em Administração de Empresas/FAAP e Educação Física/USP.
Atua em Recursos Humanos há 16 anos, com experiência em soluções de aprendizagem para os temas como liderança, aprendizado de adultos e gestão de pessoas.
Vivência de 23 anos na criação, coordenação e operacionalização de jogos empresariais e atividades em grupo. Conhecimento e aplicação no planejamento e execução de projetos em educação, comunicação e motivação corporativas.
É professor há 15 anos em cursos Pós-graduação da Espm/SP, Insper/SP, Sustentare/SC, Estação Businees School/PR, Mackenzie/SP e Universidade Federal de Uberlândia/MG nas disciplinas de liderança, trabalho em equipe, fator humano, comportamento pessoal nas organizações, gestão por competência, criatividade e inovação.
Desde 2000 já realizou mais de 1.200 palestras para 65 mil pessoas em organizações de diversos segmentos nos temas relacionados ao comportamento humano, Liderança e ao desenvolvimento profissional.
PAULO DANIEL BARRETO LIMA
Consultor em Gestão Organizacional. Especialista em Desenvolvimento gerencial. Mestrado em Administração (UNB).
Especialista em Metodologia do Ensino, Gestão Pública e Qualidade em Serviços - (UFBA).
Foi Diretor do Centro de Tecnologia de Brasília. Coordenador de Projetos do Centro de Estudos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e Dirigiu o programa da qualidade para o setor público por doze anos. Ampla experiência no setor Público e Autor do livro “A Excelência em Gestão Pública” - Qualitymark 2007. Professor e palestrante tendo proferido centenas de palestras no setor público nos temas: Gestão por resultados, planejamento estratégico e gestão da mudança em organizações como: USP, UNICAMP, INMETRO, ENAP, ESAF, Ministério Público, entre outras.
PAULO SÉRGIO DE MONTEIRO REIS
Bacharel em Direito e Engenheiro Civil, com mais de 45 anos de experiência na Administração Pública, especialmente em processos de contratação de bens e serviços. Professor aposentado da Universidade Federal do Pará, foi Presidente de comissões de licitação, pregoeiro, Diretor-Geral de Tribunal Eleitoral e Diretor de Departamento de Engenharia, entre outras. Atualmente é Assessor Especial da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, além de ministrar treinamentos na área de licitações e contratos administrativos em todo Brasil
PRISCILA SEGALA
Advogada em Curitiba. Consultora da JML Consultoria e Eventos Ltda. Atuou na área de licitações e contratos no SESC/PR pelo período de cinco anos, assessorando concomitantemente em expedientes da FECOMÉRCIO/PR. Atuou como suplente da FECOMÉRCIO/PR na Junta de Recursos Administrativos Tributários da Prefeitura Municipal de Curitiba. Integrante da equipe de apoio técnico da Revista JML de Licitações e Contratos.

REGINA MARIA BUENO BACELLAR
Gerente do Departamento de Direito Ambiental da Diretoria Jurídica da Companhia Paranaense de Energia- Copel. Advogada Consultora. Graduação em direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Ecologia e Novos Paradigmas do Direito – UTP; em Metodologia da Ciência – Instituto Bezerra de Menezes; Mercosul e Direito Comunitário – IBEJ; e em Direito Ambiental – Universidade de Aveiro/ Portugal. Atualização pela Universidade da Flórida/EUA. Professora em curso de graduação e pós graduação no Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA e Cursos de Pós Graduação na UNIFAE, UNIBRASIL, FEMPAR. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito Administrativo, Direito Ambiental e Urbanístico.
RENATO CASAGRANDE
Mestre em Administração (FGV), Especialista em Planejamento e Administração de Recursos Humanos (UFPR), Especialista em Gestão de Negócios (FAE), Bacharel em Administração e Matemática (CEFET-FUNESP). Formação em Liderança (PennState University, EUA), Formação em Coaching Executivo e Pessoal, ISATH. Formação em Coaching de Equipes, Lambent do Brasil. Diretor da Alleanza Brasil, Consultor e Coach Executivo e de Equipes. Pró-Reitor Acadêmico de Graduação e professor de cursos de Pós-Graduação da Universidade Positivo. Atuou como Diretor Geral da mantenedora do Grupo Opet, das Faculdades e Colégio Opet. No Setor Público atuou na Secretaria de Educação do Estado do Paraná como Assessor da Secretária de Educação, Gerente do Programa de Modernização da Educação Profissional, Chefe do Departamento de Ensino Médio do Estado do Paraná e Coordenador no Estado do Paraná da RENAGESTE – Rede Nacional de Referência em Gestão Educacional.
RODRIGO JOSÉ SANTOS LOPES
Exerce a função de Assistente no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, faz parte da equipe responsável pelo desenvolvimento e operacionalização do SICONV – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, atua na área operacional e evolutiva do Sistema. Ministra capacitações para utilização do SICONV para os órgãos da Administração Pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal, bem como para as entidades privadas sem fins lucrativos.
ROLF DIETER OSKAR FRIEDRICH BRÄUNERT
Engenheiro Civil. Professor da Universidade Federal do Paraná – aposentado, com pós-graduação em Planejamento e Projetos de Desenvolvimento Regional na Universidade de Hannover – Alemanha. Especialização em Planejamento, Projetos e Construções na Universidade de Stuttgart – Alemanha. Estágio no Departamento de Edificações no Hochbauamt Stadt Köln em Colônia (Alemanha). Professor de pós-graduação da UNIBRASIL Faculdades Integradas do Brasil – curso “Licitações e Contratos Administrativos”. Palestrante em seminário realizado no Instituto para o Planejamento Regional na Universidade de Hannover. Especialista em licitações no âmbito nacional e internacional, há mais de 30 anos. Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em órgãos federais e estaduais em licitações financiadas com recursos do BID e BIRD. Presidente de Comissões de Licitação. Palestrante em inúmeros eventos realizados no Brasil.
Autor de publicações em revistas, dentre outras: Licitação – “Orçamento em Planilha: Obrigatoriedade“ – Revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2007, “Licitação – Projetos: Obrigatoriedade” - Revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2007, “Qualificação Técnica – Obras e Serviços de Engenharia” – Revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2008, “O Objeto e os Tópicos Estruturais do Edital/Convite - A Questão das Obras e Serviços de Engenharia” – Curitiba 2008, “Obras e Serviços de Engenharia - A indispensabilidade de subscrição das propostas de obras, serviços de engenharia e serviços técnicos profissionais especializados pelos técnicos profissionais legalmente habilitados” - Revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2011. Autor de publicações como: Manual de Licitação para Execução de Obras (BID) – Curitiba - Volume I – 1996, Manual de Licitação para Aquisição de Bens (BID) – Curitiba - Volume II – 1996, Licitações e Contratos (BID) (obras e serviços) – Curitiba - Volume I – 1997, Licitações e Contratos (BID) (bens) – Curitiba - Volume II – 1997, Regulamento de Licitações e Contratos – Serviço Social Autônomo PARANACIDADE – Curitiba – 1997. Manual para Cadastramento e Contratação de Consultores (BID) e de Empresas de Consultoria (BID) – Curitiba – 1998.
Autor dos livros: “A Prática da Licitação” Curitiba – Grafiven, 2004; “Obras e Serviços de Engenharia – coletânea 10 anos de pregão – Curitiba – editora Negócios Públicos – 2008”; “Legislação – Sistema Confea/Crea e CauBR/Caus – Obras e Serviços de Engenharia” – 10ª edição, “Como Licitar Obras e Serviços de Engenharia – 2ª edição – BH: Fórum, 2010” e “Como Elaborar Editais e Contratos para Obras e Serviços de Engenharia – Curitiba – editora JML – 2014”.
RUI WAGNER RIBEIRO SEDOR
Executivo e Consultor Sênior em gerenciamento de projetos com experiência internacional em mais de 31 países das Américas, Ásia, Europa e África.Fundador e Sócio Diretor da Sedor Consulting Ltda. e Sedor Treinamento Profissional Ltda. Atua na gestão de projetos de alta complexidade, formação de profissionais, implantação do gerenciamento de projetos, portfólio e escritórios estratégicos de gerenciamento de projetos (SPMOs) de forma customizada às necessidades específicas de cada organização.
É especialista e pesquisador em Gestão de Projetos e de Gestão Sustentável segundo as diversas tendências destas áreas. Gerencia, desde julho de 2011, um dos principais projetos do país no
momento, responsável pela estruturação e modernização do CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e da Defesa Civil Nacional ao longo de todo o país.
Professor, Pesquisador e Consultor Sênior do Instituto Superior de Administração e Economia associado à Fundação Getulio Vargas (ISAE/FGV) nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Sustentabilidade, onde integra suas experiências práticas em grandes projetos com a teoria destas áreas desenvolvidas pelas melhores centros e universidades mundiais.
Professor convidado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), ESIC Business & Marketing School e SENAC São José do Rio Preto – SP.
Mestre em Gerenciamento por Projetos pela Universidade de Lille (França) e em Administração pela Universidade Positivo (Brasil). Especialista em Gerenciamento de Projetos na primeira turma nacional da área pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Graduado e Certificado pela Universidade Stanford (Estados Unidos) no Programa Avançado para Desenvolvimento de Gerentes de Projetos. Cursa atualmente nesta mesma universidade o Programa de Decisões Estratégicas e Gerenciamento de Riscos.
Certificado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos) como Stanford CertifiedAdvanced Project Managerdesde 2011, pelo PMI como PMP (Project Management Professional) desde 2002 e pela Scrum Alliance como Scrum Master desde 2007.
RUY SANT’ANA
Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Paraná (1972) instituição pela qual foi professor em cursos de graduação e mestrado. MBA em Marketing pela Escola Brasileira de Administração Pública Fundação Getúlio Vargas (2002), Mestre e doutor (PhD.) pelo Colorado State University, USA. Funcionário de carreira da Copel, atuou nas áreas de Qualidade e Marketing. Atualmente é palestrante e pesquisador da área de Inovação e Criatividade.
TARSO CABRAL VIOLIN
Professor de Direito Administrativo do UnicenP;
Membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/PR;
Mestre em Direito do Estado pela UFPR; Autor do livro "Terceiro Setor e as parcerias com a Administração Pública, uma análise crítica", editora Fórum, 2006;
Assessor Jurídico da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná, Advogado e Consultor Jurídico.
THIAGO BUENO DE OLIVEIRA
Advogado, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - Uniceub; Pós graduado em Ordem Jurídica pela Fundação Escola do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense Direito Público - IDP e Pós-graduado em Direito e Gestão dos Serviços Sociais Autônomos pelo Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. Ex- Supervisor da Unidade de Compras e Licitações, Pregoeiro e Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ( Apex-Brasil). Atual Gerente Executivo Administrativo da Apex-Brasil. Autor da obra: “O Caráter Regulatório das Licitações Públicas”, com prefácio do Min. Benjamim Zymler. Professor Universitário.
TOSHIO MUKAI
Mestre e Doutor em Direito (USP).
Ex-Professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie.
VANDERLEI TAVERNA
Advogado com dezoito anos de experiência em Direito Civil/Empresarial. Especialista em Direito Societário e em Direito Internacional Privado. Mestre em Filosofia pela PUC-PR (2008). Professor Universitário das Disciplinas: Ética Profissional e Gestão de Escritório de Advocacia (Curso de Direito), Ética e Legislação Publicitária (Curso de Publicidade e Propaganda) e Filosofia e Ética aplicadas à Administração de Empresas. (Curso de Administração de Empresas). Professor do Centro Universitário UniCuritiba, do Centro de Estudos Jurídicos do Paraná (preparatório para concursos) e da Estação Business School, em cursos de Graduação e MBA. Atua como palestrante nas áreas de Teoria dos Deveres, Ética Corporativa, Negociação e Tomada de Decisão e New Public Management. Professor do Instituto Gestão Brasil.
VERA L. BOEING
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, Organizacional e do Trabalho reconhecida e intitulada pelo Conselho Regional de Psicologia da oitava região (CRP 08/01099); Mestre em Psicologia, pela Universidade Internacional – Lisboa / Pt. Trainer Internacional em Programação Neuro Lingüística. – DVNLP e NLP Máster Advanced Certified em Terapia da Linha do Tempo pela Time Line Therapy Association Master em Programação NeurolingüísticaMaster em Hipnose Ericksoniana. ( Metaprocessos Avançados / Metaforum Internacional / Instituto Milton Erickson) Formação em “Constelações Familiares e Organizacionais”. (Instituto de Filosofia Prática da Alemanha) Formação em Dinâmica de Grupo pela SBDG. Atua na área organizacional desde 1981: Coaching Orientação e re-orientação de carreira. Programas de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal e Consultoria Organizacional

WAGNER TOYAMA CASSIMIRO
Possui graduação em administração e mestrado com ênfase em Recursos Humanos, ambos na FEA-USP. Especialista na relação de eventos de aprendizagem com desenvolvimento de competências (HRD). É vice-coordenador e tutor do curso de Educação Corporativa da FIA e professor de pós-graduação do Senac e UniFMU. Realizou consultoria, na área de educação corporativa, para Bradesco, Cielo, Comgás, Tecnisa, Votorantim Cimentos, entre outras. Possui artigos aprovados em revistas e congressos, nacionais e internacionais. Foi consultor na TerraForum e desenvolveu projetos em gestão do conhecimento e portais corporativos. Além disso, possui experiência em gestão universitária, sobretudo em alumni relations e fund raising.
YARA BEATRIZ CRUZ DE OLIVEIRA
Advogada, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS; pós-graduada em Didática, Administração e Planejamento Docente pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA; Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade Luterana do Brasil, professora de Direito Processual Civil da Universidade Luterana do Brasil entre 1995 e 2002, nas disciplinas de Teoria Geral do Processo, Processo de Execução e Medidas Cautelares e Prática Processual em Recursos Cíveis; Diretora e professora da ESAPP – Escola de Administração Pública, entre os anos de 2002 e 2005, atuando nacionalmente em cursos abertos, corporativos e treinamentos nas áreas de Controle Judicial da Constitucionalidade e Atuação do Poder Público em Juízo, Sistemas de Controle de Condutas do Servidor no Setor Público – Sindicância, Processo Administrativo Disciplinar e Avaliação de Desempenho; consultora e coordenadora do Núcleo de Processos e Procedimentos Administrativos e Judiciais do INGEP – Instituto Nacional de Gestão Pública; colaboradora da AUGURE – Desenvolvimento Empresarial Ltda.; Consultora Jurídica; parecerista e palestrante na área de controle de condutas dos agentes públicos - controle disciplinar e avaliação de desempenho - de instituições como Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - TRE-RJ, Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina - TRE-SC, Tribunal Regional do Trabalho da 19a. Região - TRT 19a., Banestes S/A, Ministério da Saúde - Hospital Geral de Bonsucesso - Rio de Janeiro.
 



 
Receba em seu e-mail as notícias mais relevantes em Licitações, Contratos e Gestão.
 
  • CURSO COMPLETO: ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS OBRIGATÓRIOS E NECESSÁRIOS NO PROCESSO LICITATÓRIO PARA OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA
  • 3º FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA:  Educação Corporativa e os desafios para sua efetivação: Aprendizagem de Adulto, Trilhas de Aprendizagem e Avaliação de Resultados
  • CURSO COMPLETO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: Enfoque para gestão, fiscalização, alteração, penalidades e redação de contratos.
  • CURSO COMPLETO DE RDC: CONTRATAÇÃO PELO REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES – RDC
  • COMO PESQUISAR PREÇOS E NEGOCIAR COM FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
  • I NÚCLEO NACIONAL DE FISCAIS E GESTORES DE CONTRATOS DAS ENTIDADES DO SISTEMA “S”
  • CURSO AVANÇADO DE GESTÃO DE PROJETOS PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SISTEMA S
  • CURSO AVANÇADO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS NA VISÃO DO TCU E DOS TRIBUNAIS SUPERIORES
  • O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO DE ASSESSOR JURÍDICO NO CONTROLE DA LEGALIDADE NOS PROCESSOS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
  • GESTÃO  TRABALHISTA  E  PREVIDENCIÁRIA DE  CONTRATOS  TERCEIRIZADOS
 
 
  Não encontrou o curso que procura na programação da JML?
CLIQUE AQUI e sugira algo de seu interesse!
 
  Faça parte da JML Consultoria & Eventos!
Clique aqui para enviar seu curriculo!
 
 
HOME | CENTRAL DE INSCRIÇÕES | CENTRAL DE ASSINATURAS | JML BOOK STORE | INSTITUCIONAL | FALE CONOSCO | + MAPA