ÁREA DO ASSINANTE JML
PALESTRANTES
ANA CARLA HARMATIUK MATOS
Possui graduação em Bacharelado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1999) e mestrado em Derecho - Universidad Internacional de Andalucía (1997). É Doutora pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná e Complexo de Ensino Superior do Brasil - UNIBRASIL. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito de Família.
ANDERSON SIQUEIRA DA SILVA
Administrador Público, Mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro, pós-graduado em Administração Pública pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Multiplicador de Pregão pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), ministra cursos na área de licitações, contratos e formação de pregoeiros, cursos de gestão pública e presta consultoria para diversos órgãos públicos nas três esferas de governo.
ANDRÉ SILVA SPÍNOLA
Advogado e consultor da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional. Especialista em Gestão de Negócios e Direito Empresarial. Atuação nos últimos 8 anos na área de marcos legais e regulação de micro e pequenas empresas. Apresentação de mais de 120 palestras em seminários, conferências e simpósios. Concepção e instrutoria em cursos técnicos do Sebrae. Coordenação técnica do projeto “Lei Geral da Micro e Pequena Empresa”.
BENJAMIN ZYMLER
Ministro do Tribunal de Contas da União. Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília. Professor de Direito Administrativo nos cursos de Pós-Graduação no UniCeub. Autor das obras: “Direito Administrativo e Controle”, “O Controle Externo das Concessões de Serviços Públicos e das Parcerias Público-privadas”, “A interpretação da Lei de Responsabilidade Fiscal Frente à Constituição Federal”, “A Atuação do Tribunal de Contas da União no Controle das Obras Públicas”, “O Papel do Tribunal de Contas da União no Controle das Agências Reguladora” e outros.
CARLOS RENATO ARAUJO BRAGA
Diretor da Sefti/TCU; Analista de Controle Externo do TCU desde 2003.
Atualmente exerce a função de Diretor na Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação - Sefti/TCU.
Antes do TCU, atuou profissionalmente como Oficial do Quadro de Engenheiros Militares do Exército Brasileiro (1992-2002), onde atingiu o posto de Capitão e executava atividades típicas de Engenharia de Computação.
É Certified Information Systems Auditor (CISA®) pela ISACA® (2007), especialista em Contabilidade e Orçamento Público pela Universidade de Brasília (2006-2007), e graduado em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1988-1992).
É instrutor do Instituto Serzedello Correa do TCU desde 2006 nos Programas de Formação de Analistas do TCU. Foi professor das disciplinas de sistemas operacionais e arquitetura de computadores em diversas universidades de Brasília e do Rio de Janeiro.
Conferencista dos principais Congressos Nacional (Cnasi - 2007/2008; Conbrai - 2008) e Latino-Americano (Latin América Cacs - 2008) na área de Controle e Segurança de TI.
Artigos Publicados na Revista do TCU.
É diretor de educação do Capítulo ISACA® Brasília.
CAROLINE RODRIGUES DA SILVA
Advogada em Curitiba. Consultora da JML Consultoria & Eventos Ltda. Pós-graduada em Direito Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-graduada em Direito e Gestão das Entidades do Sistema "S", pelo Instituto de Direito Público-Brasília/DF. Atuou como advogada na área de licitações e contratos no Serviço Social do Comércio-PR, pelo período de cinco anos. Palestrante e autora de artigos na área de licitações e contratos.
CECÍLIA BERGAMINI
Bacharel em Psicologia Clinica pela Faculdade de Psicologia, Ciências e Letras "Sedes Sapientae" da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo , Mestre, doutora e livre-docente em Administração pela Universidade de São Paulo. Especializou-se em Comportamento Organizacional na Franca, Bélgica, Canadá e EUA.
Professora na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Consultora de empresas desde os anos 70, tendo-se especializado em Desenvolvimento Organizacional, Motivação e Liderança. Autora de livros: Avaliação de desempenho humano na empresa, Competência: a chave do desempenho, Motivação nas organizações, O Líder Eficaz, Psicologia aplicada à administração de empresas: Psicologia do comportamento organizacional.
CIBELE BASTOS DA COSTA
Mestre em Comunicação e Linguagem, UTP; Especialista em Gestão de Recursos Humanos; formação em Coaching Empresarial pela ABRACEM – Associação Brasileira de Coaching Empresarial; formação em Coordenação em Dinâmica de grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de grupo (SBDG) e Análise Transacional pela UNAT; Consultora em Comportamento Organizacional, com trabalhos realizados na Área de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional em Empresas e Instituições públicas do Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sergipe, Ceará, Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amapá, Piauí, Maranhão. Entre elas: PETROBRAS, ITAIPU BINACIONAL, COPEL - Empresa de Energia Elétrica do Paraná , IMAP - Instituto Municipal de Administração Pública, SEBRAE, Fundação Itaipu,Caixa Econômica Federal e Ministério da Fazenda. Participou da implantação do Programa de Equipes Auto-gerenciáveis na Volvo do Brasil e do Programa de Coaching Empresarial no Programa Avançado para Líderes Empresários do SEBRAE-PR. Experiência na Coordenação e Implantação de Programas na Área de Saúde Ocupacional e Psicologia do Trabalho, na Prefeitura Municipal de Curitiba. Docente da UNIFAE/ na área de Gestão de Pessoas.
CLÁUDIO SARIAN ALTOUNIAN
Exerce função de dirigente do Tribunal de Contas da União – TCU há mais de dez anos, seis dos quais como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União – Secob.
Foi coordenador, no âmbito do TCU, de grupos responsáveis pela elaboração de “Manual de Tomada e Prestação de Contas Anuais”, “Manual de Tomada de Contas Especial”, e “Metodologia para apuração de sobrepreço em obras públicas”.
Autor do Livro “Obras Públicas: Licitação, Contratação, Fiscalização e Utilização (Forum, 2007)”.
Engenheiro, Advogado, Professor de cursos na área de obras públicas: “Licitação e Contratação”; “Gerenciamento de contratos”; “Avaliação e Orçamento” e “Auditoria” e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais relativos a temas ligados a obras públicas e a meio ambiente.
DANIEL FERREIRA
É laureado pela Faculdade de Direito de Curitiba (FDC - 1993), Mestre (PUCSP - 1999) e Doutor (PUCSP - 2008) em Direito do Estado (Direito Administrativo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - 1988). Atualmente é diretor acadêmico do Instituto Brasileiro de Estudos da Função Pública (IBEFP), membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (IIEDE), do Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA) e do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP). Ex-Coordenador (2009-2011) e, ainda, professor do Corpo Docente Permanente do Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA); ex-Coordenador (2001-2003) e ex-Chefe do Departamento de Direito Público (1999-2001) da Faculdade de Direito de Curitiba (do UNICURITIBA), na qual é Professor Titular de Direito Administrativo (desde 1996). É, também, parecerista e sócio-fundador do FERREIRA & KOZICKI DE MELLO Advogados Associados (desde 1996), onde exerce a advocacia consultiva e contenciosa. Atua, principalmente, com os seguintes temas: poder de polícia; infrações e sanções administrativas; serviço público; parcerias público-privadas; agências reguladoras; processo administrativo geral, sancionador e disciplinar; licitações e contratos administrativos; sustentabilidade; desenvolvimento sustentável; função social da propriedade, da empresa, do contrato, das licitações e dos contratos administrativos; direito empresarial.
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